D&D 4th Edition Brasil
Bem-vindo ao fórum "D&D 4th Edition Brasil"!!!
Comunidade para debater e jogar D&D online.
*Cadastre-se em nosso fórum;
**Adicione-nos aos seus favoritos (CTRL + D);
***Apresente-se! Recebe as boas vindas de nossos membros, e;
****Jogue online o melhor RPG do mundo.

D&D 4th Edition Brasil

Comunidade para discussão e formação de mesas online de D&D 4E!
 
InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna
avatar

Mensagens : 442
Idade : 24
Local : São Paulo/SP

MensagemAssunto: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qua Dez 29, 2010 6:45 pm

Olá, turma do Dnd4!

Estou aqui iniciando mais uma seção do fórum. A aula de fluff!

Para começar então, vou explicar para vocês o que é fluff, o que é crunch, a importância dos dois, e o que acontece com um jogador que preza apenas um deles.


--------------------------------------------------------------------
ÍNDICE


1.Os termos

2.O Crunch

3.O Fluff

4.Sem um, sem outro

--------------------------------------------------------------------



1. Os termos

Hoje em dia, nos RPGs em geral, e principalmente no nosso amado Dungeons & Dragons, vieram á tona dois termos: o Crunch e o Fluff. Mas qualquer iniciante vai olhar para esses termos e dizer "Que *expressão deletada* é essa?", virar de costas, e voltar a jogar D&D com seu poderoso Fighter nível 2.

Realmente, saber a diferença das duas coisas é tão relativo quanto saber a diferença entre um muro e uma parede: Saber a diferença não vai mudar o fato que dar uma cabeçada nelas vai doer. Mesmo assim, aprendendo a diferença, você vai interagir com o mundo de uma forma diferente.

Passando então ao que interessa: Dungeons & Dragons não é um jogo comum. Ao contrário dos outros RPGs, Dungeons & Dragons é um RPG e um Wargame. Isso significa que ao mesmo tempo é um jogo de interpretação de personagens, e de guerra, como um xadrez. Um xadrez com dragões, rituais dedicados á demônios, e cubos gelatinosos que te engolfam e te digerem... Mas isso você já deve ter percebido...


2. O Crunch

Começando pelo que os iniciantes absorvem mais rápido, e infelizmente, mais interessadamente, temos o Crunch. O crunch é o conjunto de regras cruas e nuas que fazem a base do jogo de D&D. Ou seja, desde as regras de determinação de sorte através das rolagens do D20, até os 3d12+11 de cold, fire e poison damage + perda de um healing surge da Baforada Dracônica da lenda "Dragotha". (Hahaha! Crunch demais?)

Para entenderem bem a diferença, memorizem o seguinte ataque de um Kobold:

Azagaia (padrão; sem limite)
+5 vs. CA; 4 de dano.

As idéias de ser uma ação padrão, sem limite, ter +5 de bônus nas jogadas de ataque, e 4 de dano (que poderia ser inclusive 1d4 ou 1d8 de dano) são regras que acabam por implicar uma lógica ao jogo. Mas não passam de números e expressões curtas que servem para sustentar e fazer funcionar a batalha durante o jogo. É aí que entra o longo e doloroso Fluff.


3. O Fluff

Nesse momento você já deve ter em mente o que o Fluff é, mas... HEY! Eu tenho que explicar, ok? Continua lendo que eu prometo uma explicação legal Smile

O Crunch serve para sustentar o Fluff. Sem o Fluff, Dungeons & Dragons seria Numbers & Pencils. O Crunch é o conjunto de regras que sustentam o jogo, o Fluff é sustentado por sua imaginação.

Então, em síntese, o Fluff é a ambientação, a narrativa, a imaginação e a interpretação. Todos têm dentro de si mesmos, e é a idéia do RPG.

"Agora... se o Fluff está dentro de nós, está em nossas mentes, mesas, narrativas e etc... POR QUÊ O SHAOLIN QUER DAR AULA DISSO PARA A GENTE? É AULA DE CRIATIVIDADE? TERAPIA COLETIVA?"

Antes que possam formar uma multidão enfurecida no portão da minha casa, por favor, leiam o Contexto Histórico-Filosófico do Fluff. Sério, vocês vão entender.

Com a chegada dos sistemas D20, veio uma mudança na filosofia dos RPGs. No final dos anos 90, a ênfase era em livros cheios de "descrição de cenários". Isso é bom, mas era descrição demais, coisa de escritor aspirante!
Nesse caso, começaram a chamar esses detalhes de narrativa de "Fluffy", ou "fofinho" em português. Esse apelido pederasta veio do fato de que os números são frios e diretos, enquanto as descrições eram mais palpáveis... que podiam ser vividas!

O Fluff possui muitos detalhes. Claro que qualquer mestre ou jogador pode inventar o que quiser, e mudar o que foi escrito. A escolha é de vocês, e o jogo também! No entanto, há pessoas que se importam em saber sobre as estórias escritas no D&D. Tentam aprender e fazer um jogo coerente com o que todas as pessoas jogam. Gostam de saber sobre Bahamut, Vecna, e Kord. Gostam de saber porquê os Beholders flutuam, e porquê os monges dão chutes que derrubam Titãs. É isso que eu vou ensinar para vocês. Vou dar aulas sobre a ambientação do D&D: Monstros, Divindades, Classes, Poderes... Tudo bem explicado de forma simples para que todos entendam!

Lembra do exemplo do Kobold? Eu sei que não. Pare de mentir para si mesmo!
Aquele exemplo era um ataque de Kobold como as pessoas vêem. Uma jogada de sorte, com números pré-determinados que se somam e subtraem mutuamente.
Sob os olhos do Fluff, aquele ataque significa que é um ataque simples (Portanto, sem limite). Algo como (vamos fingir que ao invés de uma Azagaia, é uma funda):

"O kobold Lacaio, em suas vestes velhas e amarronzadas começa a girar a funda mirando no Anão Husk... a pedra é disparada como um projétil, e rapidamente acerta o peito do anão!" Daí entra o Crunch, com o dano e efeitos posteriores.


4. Sem um, sem outro

Hoje em dia, graças à "modernização" do RPG, e a ascenção do Crunch como parte principal, existem os jogadores que pouco ligam para se o pobre Anão Husk vive nas montanhas, ou na praia. E além de tudo, acham que conhecem todas as 998788745464 regras que saiu no último lançamento, o "Shitty Rules and Paragon Paths 8".

Essas pragas são chamadas de "Advogados de Regras", e são os responsáveis pelo estrago de diversas mesas. É o que se torna alguém que ignora completamente o Fluff.

E quem ignora o Crunch completamente? Vira poeta ou ator. Laughing


Comentem para que mais aulas como essa possam estar aqui para vocês!!!

_________________
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor"- Provérbio Budista


Caminho do Dragão - meu fórum de artes marciais!
http://caminhododragao.forumeiros.com











Última edição por kira_shaolin em Qua Dez 29, 2010 11:35 pm, editado 4 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://contosdanevoa.blogspot.com
Mu, the Padawan
ADM-Geral
ADM-Geral
avatar

Mensagens : 320
Idade : 29
Local : Apucarana/PR

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qua Dez 29, 2010 6:50 pm

Show de Bola!

Já estou aguardando a próxima lição do Prof. Shaolin!

lol!

_________________







Spoiler:
 

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://oabismodadiscordia.blogspot.com
Mestre Walla
DM-Dungeon Master
DM-Dungeon Master
avatar

Mensagens : 124
Idade : 32
Local : Capela de Santana/RS

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qua Dez 29, 2010 8:47 pm

Parabéns, o post está excelente. Entretanto, existe uma diferença entre o "advogado de regras" e o "gamer" (ou gamista): o gamer é apenas o jogador que prefere a parte tática do jogo (o crunch), sem se importar muito com o fluff. Para ele, não há nada de errado em simplesmente rolar ataque, danos, poder, etc, sem nunca interpretar um mero swing de espada. Muitos grupos, inclusive, se divertem desse modo, jogando um "jogo de tabuleiro enfeitado". E não há nada de errado com isso, se você se diverte assim, ótimo. O fluff serve unicamente para deixar o jogo ainda mais divertido, e normalmente é o mestre que tem que incentivar esse tipo de coisa, pelo menos até o grupo se acostumar.

Advogados de regras, por outro lado, são a praga de todo RPG. Estes seres desprezíveis estudam as regras minusciosamente, com o único intuito de "combar" o personagem. Eles procuram falhas nas regras e tentam usá-las em seu favor. eles tentam corromper a vontade do mestre, amparando-se nas regras quando questionados. Em jogos que possuem sistema de vantagens e desvantagens (como GURPS e Storyteller) eles fazem questão de encher seu personagem com desvantagens, no intuito de adquirir mais vantagens. Entretanto, na hora do jogo eles simplesmente "esquecem" essas desvantagens...

Mas existe um outro tipo também: o "poeta" ou "ator" que o kira citou. Na minha opinião, são tão desprezíveis quanto os advogados de regras. Eles simplesmente querem "interpretar", desdenhando das regras, dizendo que isso é coisa de "gente pouco evoluída", que o jogador maduro não rola dados, esquecendo-se de que RPG é um jogo. Na verdade, a maioria dos atores é extremamente incompetente com as regras, por isso desdenha delas. Eles se apoiam no argumento de que "o auge do RPG é a interpretação sem regras". Na minha mesa (de d&d 3.5, não a de 4e) o "poeta" teve a coragem de dizer que o combate era uma parte desnecessária do D&D...ele quase apanhou.

Minha opinião é: jogue RPG e divirta-se! Independente do sistema, das regras, do fluff. Cada jogador tem seu estilo (mais fluff, mais crunch ou meio-a-meio) e você certamente encontrará o seu. Mas sempre respeite aqueles que tem um estilo diferente.

Ah, e na minha mesa os advogados de regras e os "poetas" (utilizei esse termo apenas pela falta de um mais adequado) não tem vez. E se eles começarem a encher, com seus personagens "combados" ou papinho de "jogador evoluído", eu mando tomar no cú logo de uma vez.

PS: Desculpem a última frase politicamente incorreta. Eu poderia ter utilizado outro termo...mas eu não quiz! HAHAHA! Eu sou um fanfarrão mesmo! Laughing


Última edição por Mestre Walla em Qua Dez 29, 2010 8:56 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna
avatar

Mensagens : 442
Idade : 24
Local : São Paulo/SP

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qua Dez 29, 2010 8:54 pm

Mestre Walla escreveu:
Parabéns, o post está excelente. Entretanto, existe uma diferença entre o "advogado de regras" e o "gamer" (ou gamista): o gamer é apenas o jogador que prefere a parte tática do jogo (o crunch), sem se importar muito com o fluff. Para ele, não há nada de errado em simplesmente rolar ataque, danos, poder, etc, sem nunca interpretar um mero swing de espada. Muitos grupos, inclusive, se divertem desse modo, jogando um "jogo de tabuleiro enfeitado". E não há nada de errado com isso, se você se diverte assim, ótimo. O fluff serve unicamente para deixar o jogo ainda mais divertido, e normalmente é o mestre que tem que incentivar esse tipo de coisa, pelo menos até o grupo se acostumar.

Obrigado! O "gamer", eu nem quis citar, pois é o jogador básico iniciante. Mas valeu a citação!

_________________
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor"- Provérbio Budista


Caminho do Dragão - meu fórum de artes marciais!
http://caminhododragao.forumeiros.com









Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://contosdanevoa.blogspot.com
Ryosuke
Senhor da Guerra
Senhor da Guerra
avatar

Mensagens : 155
Idade : 23
Local : Os que precisam saber, já sabem U_U

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qua Dez 29, 2010 9:25 pm

Hey! Adorei essa "aula" ^^

Eu já conhecia essas situações fluff e crunch, mas não conhecia os termos.

Tipo, eu já tinha jogado um outro RPG que era PbF (Play by Forum).
O jogo era baseado no anime/manga Naruto, mas só na estrutura do universo(ninjas, vilarejos ninjas, jutsus, clãs, etc), na história não tinha nada igual.
Cada um escolhia montava seu personagem, escolhia os jutsus e talz. Mas tinha uma coisa que todos no fórum valorizavam: história e personalidade do personagem.
Tinha até uns jogadores que passavam o dia inteiro fazendo Role-Play em algum cenário do jogo (*cofcof*eu*cofcof*)
Nas lutas também tinham interpretação, como no exemplo do kobold que o Shaolin deu. Exemplo:

"Ryosuke pega uma de suas kunais escondidas em baixo de seu roupão azul e cuidadosamente amarra um de seus selos explosivos enquanto imagina o próximo movimento de seu adversário. Após terminar, arremessa a kunai na direção da árvore ao lado de seu inimigo e diz ' Tente escapar dessa...' e fica observando, esperando que o corpo do outro ninja exploda em vários pedaços"

Então o mestre verificava a ação e dizia o que acontecia =D

Adorava jogar, mas o Role-Play tornava o jogo muito melhor. Quando eu mestrava, sempre pedia para que os jogadores fizessem RP e dava bônus aos que participavam...

Aliás, adorava escrever as histórias *---*

Nway, espero a próxima aula
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
gonoli
Iniciante
Iniciante
avatar

Mensagens : 10
Idade : 24

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qui Dez 30, 2010 12:27 pm

Muito bem explicado, Shaolin.
Acho que na mesa que jogo real, o pessoal gosta mais do Crunch, mas as interpretações são bem vistas também. O que não dá é para interpretar toda vez que joga um ataque sem limite. Valeu pela explicação!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna
avatar

Mensagens : 442
Idade : 24
Local : São Paulo/SP

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qui Dez 30, 2010 12:30 pm

gonoli escreveu:
O que não dá é para interpretar toda vez que joga um ataque sem limite. Valeu pela explicação!

Se aqui tivesse sistema de respect... você tinha ganhado respect na certa x)

_________________
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor"- Provérbio Budista


Caminho do Dragão - meu fórum de artes marciais!
http://caminhododragao.forumeiros.com









Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://contosdanevoa.blogspot.com
Aquillezjp
MOD/Tutoriais
MOD/Tutoriais
avatar

Mensagens : 178
Idade : 37

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Qui Dez 30, 2010 4:03 pm

Na verdade eu gosto de Fluff e quando todos na mesa interpretam os seus papeis certinho a aventura fica bem mais divertida.
Veleu pelo otimo tutorial Kira

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Daniel Martins
Soldado
Soldado
avatar

Mensagens : 113
Local : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Dom Jan 02, 2011 9:24 pm

muito boa a iniciativa e o debate, ajuda a situar a galera mais novata.
Eu compratilho um pouco da idéia do Walla acho que o importante é a diversão acima de tudo. Porém acho q em uma mesa onde todos fazem background e incorporam seus personagens o jogo flui muito melhor e até facilita bstante o trabalho do mestre! A interpretação tem de existir, até pq, qual q]a explicação classica que damos quando alguem pergunta "q jogo doido é esse que estamos jogando"? é que é como um teatro, só que os dados ditam o que acontece e o que ñ acontece.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna
avatar

Mensagens : 442
Idade : 24
Local : São Paulo/SP

MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   Dom Jan 02, 2011 9:25 pm

Exato, e cade o teatro sem a narrativa? Da-lhe background Very Happy

_________________
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor"- Provérbio Budista


Caminho do Dragão - meu fórum de artes marciais!
http://caminhododragao.forumeiros.com









Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://contosdanevoa.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: [Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[Aula de Fluff do Shaolin 0] Fluff e Crunch
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 1º Aula de Script - Colocar um aviso ao iniciar o jogo
» Video Aula #1 Rgss2 script
» Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo
» #01 Aula Sonoplasta Basico.
» • Aula de Criptografia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
D&D 4th Edition Brasil :: TUTORIAIS :: Outros Tutoriais-
Ir para: