Depois de derrotarem as aranhas, Bishop e Mika estabilizaram seus amigos inconscientes. Eles se reuniram para discutir o proximo passo. Se seguissem em direção as florestas dos Ents, chegariam nas ruinas em 1 dia e com comida suficiente, porém, teriam q sobreviver a floresta mais conhecida como "floresta suicida". Se dessem a volta, levariam 3 dias para chegar, não teriam agua e comida suficiente, e ainda teriam que enfrentar o deserto.
Acabaram decidindo ir pela floresta, embora alguns não recomendassem como Bishop e Dust (druida) mas msm assim foram eles: Jon, Bishop, Dust e Mika. Porém assim que partiam, um draconato apareceu dizendo ser um seguidor de Bahamut e patrulheiro do reino de Arcadia. Pediu aos herois que não fossem pelo local mas eles ignoraram o aviso, então o draconato Tyr resolver ir com eles para garantir-lhes a segurança.
Com algumas dificuldades para atravessar um riacho, eles encontraram o druida nômade que os advertiu de não seguirem aquele caminho mas ainda sim eles seguiram. Chegando a floresta eles foram surpreendidos pelo Druida que os ameaçou em uma emboscada: ou seguiam suas ordens ou o druida acordaria os Ents que provavelmente os mataria. Então o Druida começou a interrogá-los sobre seus crimes contra a natureza e começou a culpa-los pelas arvores derrubadas para criar casas e armas, pela poluição da agua e pela caça aos animais por esporte.. Cada um foi testado. Depois ele disse que se o grupo elegesse por deixar o companheiro Dust para ser sacrificado como pagamento por todos os pecados, que ele os libertaria, caso contrario invocaria os Ents que os esmagariam.. Os herois foram unâmines na decisão de não abandonarem ninguem e arriscaram suas vidas até que então o Druida revelou que eles haviam passado no teste de fidelidade e honra. Dust recebeu do nomade Druida uma capa que selaria seu destino como representante de Melora de agora em diante. Como ultimo ato, o ex-druida os revelou um caminho secreto que levaria até as ruinas de Arcadia sem passar pelo deserto, porém Dust ficou na floresta para assumir o lugar do antigo druida nômade e fazer jus a sua nova vocação. Quando os aventureiros sairam do tunel indicado pelo druida, deram de cara no deserto e ficaram sem entender pq o caminho não os levou aonde ele disse que levaria. Agora eles precisam caminhar pelo deserto e chegar as ruinas de Arcadia que se encontra logo a frente..