Nerath é um reino localizado entre dois mundos distintos. Muitos dizem que ali é o epicentro entre a luz e as trevas; localizado entre o domínio dos vivos e o recanto dos mortos. Esses dois mundos são excludentes, mas em uma pequena parte eles se tocam, criando uma atmosfera anômala e disforme, um lugar onde um reino foi construído por seres ancestrais que acreditavam que esse ponto em comum entre os dois mundos canalizava uma energia diferente de todo o restante do universo, o que eles chamaram de maginetismo.
O maginetismo moldava a realidade, os traços das criaturas, o ambiente em que viviam e como a magia funcionava nesse lugar. Era uma magia diferente, com poderes magnéticos, que afetava qualquer material em que entravam em contato. Os sacerdotes rúnicos descobriram meios de extrair poder desse maginetismo e imbui-los em runas especiais; onde essas runas seriam cravadas em armas e armaduras dos seus exércitos. Esses exércitos se tornaram fortes, devastadores e indestrutíveis. Nerath se tornou um reino poderoso e cada vez mais influente em sua região. Mas eles não percebiam, que o maginetismo corrompia aqueles que abusavam de seu poder. E quando eles menos perceberem não tinham mais controle sobre seus corpos.
O grande exército de Nerath se tornou um vasto número de marionetes sobre o controle de uma energia que ninguém sabia da sua origem. Esse exército se tornou uma ameaça aos reinos dos vivos e aos reinos do mortos; onde uma guerra foi traçada para se acabar a com ameaça que o maginetismo havia se tornado. Pela primeira vez os dois mundos uniram forças e acabaram com que antes havia sido um vasto e próspero reino. Deixando Nerath as cinzas, aos destroços, as lembranças.
Anos depois, aventureiros ingênuos, ou talvez tolos, como os bardos costumam cantar em suas canções, exploraram terras estas que outrora pertenceram ao reino de Nerath. Era um lugar curioso, e despertava o interesse de muitos que passavam por ali devido a tantas histórias que se contavam sobre esse valoroso império que foi consumido por uma estranha energia cósmica.
Esse aventureiros encontraram tesouros. Tesouros estes que pertenceram ao grande exército de Nerath, tesouros estes que foram encantados com a runas proibidas dos sacerdotes rúnicos. E ao saírem de lá com esse tesouro, eles despertaram o maginetismo que dormia por anos nesses artefatos. O maginetismo não perdeu tempo e começou a dominá-los. Para que eles explorassem e buscassem por mais artefatos rúnicos. De lá esse grupo partiu por vários reinos espalhando armas, armaduras, anéis, capas, braceletes e tudo mais que possuíssem o poder e controle do maginetismo dentro de si.
Sabia-se que atualmente em cada reino existe pelo menos um artefato rúnico com o poder do maginetismo imbuído nele. E que esses itens se encontravam em posse de líderes ou pessoas de poder. O maginetismo se espalhou tentando ganhar domínio em todas as regiões. Gerando conflitos e destabilizando impérios. Novos conflitos foram gerados, novas guerras traçadas e muitas vidas perdidas. Exércitos foram criados para encontrar esses artefatos e destruí-los. Mas ao olhos de qualquer um, não passam de meros itens mágicos como outros quaisquer. As runas só se revelam quando querem ou quando são obrigadas por algum sacerdote rúnico. E iniciar uma empreitada em que cada item do mundo fosse avaliado para se saber se estava sobre a influencia do maginetismo, era algo muito complexo e dispendioso.
Recentemente um sábio sacerdote rúnico, Makiv, um dos poucos que sobreviveram ao fim do império de Nerath; partiu em busca de aventureiros que estivessem dispostos a ajudá-lo a encontrar os artefatos rúnicos e destruí-los. Ele sabe que ainda existem três: a
Espada de Luz e Trevas que se encontra no reino de Kislev; a
Armadura de Placas Empírica que se encontra no reino de Bretonnia; e o
Amuleto de Prata Fluida que se encontra na região de Black Water. Ele pode rastrear e encontrar os artefatos, mas precisa de ajuda pois não sabe em que posse podem estar.
O grupo atendeu o seu chamado e partiu em direção a Kislev, em busca da Espada de Luz e Trevas. O caminho não foi problemático. Mas devido a avançada idade do sacerdote rúnico, era preciso ter cuidado com os perigos. Ele não tinha condições de entrar em combates perigosos. O grupo descansou na floresta
The Blood Fane, de lá para a cidade era apenas 1 dia e meio de viagem. O grupo antes de partir decide como entrarão na cidade e procurarão o artefato rúnico. Makiv sabe que o artefato pressente o perigo a sua volta, e o grupo tem que ser discreto e não levantar suspeitas no local, ou isso acordará a fúria dos artefatos rúnicos...