Durante as nossas aulas, vocês verão diversas vezes (assim como já devem ter visto) expressões como “Caos Elemental”, “Agrestia das Fadas”, “Mar Astral”, etc.
Mas afinal... o que são esses lugares? Da onde eles surgiram? O que vive neles? Como é o mundo natural? Vou procurar responder á todas essas dúvidas, mas não entrarei muito fundo em cada
plano, pois cada um é matéria para uma aula gigantesca x)
Cada coisa em seu santo tempo! Esperem eu comprar o meu
Manual of the Planes, ok? Vamos começar com a aula?
--------------------------------------------------------------------
ÍNDICE
1.Teoria
2. Gênesis
3. O Mar Astral
4. O Caos Elemental
5. O Abismo
6. A formação do Mundo
7. Os Ecos do Mundo
8. O Pendor das Sombras
9. A Agrestia das Fadas
10. O Mundo
11. O Reino Distante
12. Traduções e Notas Finais
--------------------------------------------------------------------
1.
TeoriaO mundo ocupa um lugar especial no centro do universo. Ele é o meio de campo onde ocorrem os conflitos entre deuses e primordiais... e as vezes entre deuses e deuses, sendo combatidos pelos seus servos mortais e imortais!
Fora o mundo, existem outros planos dimensionais que o cercam, e eles serão explicados mais para frente. No entanto devemos lembrar sempre que no D&D, num lugar imbuído de poder, esse poder nunca fica parado, e se manifesta em coisas vivas. Essas coisas vivas por sua vez manifestam MAIS coisas vivas. Os exemplos serão citados posteriormente.
A história conta que antes da existência do mundo, o universo era dividido em duas partes: o Mar Astral e o Caos Elemental. Algumas lendas dizem que esses dois reinos já foram um só, mas isso é mera especulação. os deuses a desmentem, mesmo sendo originários do Mar Astral e não tendo provas contra e nem a favor da teoria.
2.
GênesisNo começo, como já foi dito, existiam apenas o Caos Elemental e o Mar Astral. Cada um era infundido com os próprios poderes. O Caos Elemental é como um turbilhão incessante de matéria elemental colidindo comos e fossem Beyblades de um lado ao outro num rítmo frenético. Lá, as coisas que são formadas rapidamente são destruídas e transformada em matéria prima.
Então, o poder do Mar Astral se manifestou sob a forma dos deuses, enquanto o poder do Caos Elemental se manifestou sob a forma dos primordiais. Os primordiais criaram o Mundo, com uma possível infusão de tudo quanto é elemento possível, mas os deuses não quiseram permitir que os primordiais destruíssem essa criação bonita e redonda. Sabe qual foi o resultado? GUERRA!
Após uma longa, longa, LONGA guerra, os deuses venceram os primordiais matando ou aprisionando eles. Nessa guerra, muitas divindades morreram, muitas criaturas de poder imbatível foram criadas (tais como o Tarrasque e o Atropal), e após a guerra, os Deuses começaram a "reformar" o Mundo. Veremos isso posteriormente.
3.
O Mar AstralO Mar Astral flutua acima do mundo, um oceano prateado com estrelas. Camadas de luz das estrelas se partem como véus revelando as moradas dos deuses, flutuando como ilhas no Mar Astral. Nem todos os deuses vivem nesse domínio, como a Rainha de Rapina, Lolth, Avandra, Melora, Torog, Vecna, Sehanine... a lista é grande, mas não se esqueçam que não existem apenas deuses bondosos lá no Mar Astral!
Por lá, existem embarcações que navegam o Plano Astral como se ele fosse um grande riacho. Lá, a gravidade só funciona se você quiser. Lá, vivem Corellon, Erathis, Ioun, Pelor, Tiamat, Zehir, Bane, Gruumsh, Bahamut, Moradin e às vezes, Kord. Como um bônus, existe uma parte do Mar Astral conhecida como "Nove Infernos". Lá é a morada de Asmodeus e dos diabos. Uma salada...
4.
O Caos ElementalSe o Mar Astral está emm cima, o que está embaixo? Se você respondeu "órgãos genitais", vá se tratar. É o Caos Elemental!
Nas fundações do mundo, o Caos Elemental rodopia como uma tempestade de elementos conflitantes em constante mutação - fogo e eletricidade, terra e água, furacões e trovões vivos. Assim como is deuses se originaram do Mar Astral, os primeiros habitantes do Caos Elemental foram os primordiais, criaturas de poder derivado puramente dos elementos.
Eles moldaram o mundo a partir da matéria prima do Caos Elemental, e se tivessem vencido a guerra... bem, vocês estariam jogando Vampiro, ou GURPS.
O Caos Elemental é composto por um tipo de plano onde os viajantes podem se mover, mas a paisagem é cortada por rios de eletricidade, mares de fogo, rochedos flutuantes, montanhas de gelo, e outras combinações bizarras que impossibilitam o turismo pelo local.
Entretanto, é possível se abrir caminho lentamente para as camadas mais profundas do Caos Elemental. Lá, ele se transforma em um turbilhão cáustico, escuro, mortífero, perigoso, assustador... isso significa que seus personagens de nível 30 ao pisar lá voltam correndo para o Mundo gritando feito garotinhas(caso sobrevivam, claro).
5.
O AbismoBem abaixo de todo esse pesadelo que é o Caos Elemental, está o Abismo, lar dos demônios. Assim como deuses e primordiais, diabos e demônios não gostam muito um do outro, mas isso é história para outra aula.
Lá, Tharizdun, o deus acorrentado, plantou um fragmento de maldade pura, sendo aprisionado em algum canto escuro e esquecido do Abismo.
Esse lugar é tão infinito quanto os nove infernos, e tão entrópico quanto o Caos Elemental, mas é ativamente malevolente, enquanto o Caos Elemental é simplesmente... indomável.
No Abismo, mora uma figura conhecida por quem quer que já tenha fuçado o Monster Manual 1 - Orcus. Sua cidadela chamada Tanatos é onde ele fica, num planejamento eterno de como destronar a Rainha de Rapina, e tomar seu controle sobre a morte. Ela fica em algum outro canto esquecido do Abismo e é um local continental infestado por mortos vivos assim como os esgotos de Manhatam são infestados de crocodilos... eu disse crocodilos? Desculpe, quis dizer ratos.
6.
A formação do MundoO mundo não tem um nome adequado, mas ele possui uma variedade de nomes prosaicos e poéticos usados pelas pessoas que sempre tem necessidade de nomeá-lo de algo além de "o mundo". Ele também é chamado de a criação, mundo médio, mundo natural, mundo criado, ou até mesmo Obra Primeira. Eu usarei em nossas aulas o termo "Mundo", "O Mundo", e "Mundo Natural", mas se o resto for citado... vocês já sabem (:
Os primordiais formaram o mundo a partir dos elementos. Observando essa obra do Mar Astral, os deuses ficaram fascinados com esse mundo. Como criaturas filosóficas e idealistas, eles enxergaram um espaço pra infinitos aprimoramentos no trabalho dos primordiais e sua imaginação tomando forma e substância a
partir da abundância de material criativo que ainda permeava no cosmos. A vida se espalhou pela superfície do mundo, os elementos em mutação se transformaram em oceanos e massas de terra, enquanto as luzes difusas se tornaram o sol, a lua e as estrelas.
Os deuses captaram a essência astral e a misturaram com as menores porções de material criativo para criar os primeiros mortais que povoariam o mundo e os venerariam em troca. Os elfos, anões, humanos, e todos os demais surgiram nesse período de criação expontânea. Mas fique claro que foram em TEMPOS DIFERENTES. Dizer que o primeiro humano nasceu só dois anos depois do primeiro elfo é como chamar sua mãe de dinossauro. (Se ela for... sinto muito.) Ressentidos pela intromissão dos deuses no seu trabalho, os primordiais começaram a guerra já citada, e que abalou o universo inteiro! No final, venceram os deuses, mantendo o Mundo como
eles tinham moldado.
7.
Os Ecos do MundoDurante a formação do mundo, os primordiais entenderam que algumas partes estavam vívidas e brilhantes demais, e acabaram por descartá-las. Julgavam outras muito turvas e obscuras, e também se livraram delas.
Essas parcelas descartadas da criação se agruparam, unindo-se para formar os ecos da criação do mundo. Quando os deuses tomaram parte da criação, criaram-se outras decorrências como a Agrestia das Fadas e o
Pendor das Sombras, trazendo vida às criaturas locais como se fossem ecos dos mortais do mundo. Portanto, o mundo surgiu com dois parentes: a brilhante Agrestia das Fadas e o sombrio Pendor das Sombras.
Locais particularmente cheios de uma determinada energia podem fazer com que o mundo e um de seus ecos se unam mais facilmente. Um local silvestre, calmo e bonito demais acaba por diminuir as barreiras com a Agrestia dasFadas, quase unindo os dois. Já um local cheio de energia negra e necrótica acaba por fazer o Pendor das Sombras ficar perto demais do mundo natural.
8.
O Pendor das SombrasEm primeiro lugar, o Pendor das Sombras NÃO É UM LUGAR MAU. Seus "moradores" não são maus num geral, nem a regente do local. É como dizer que a morte é malvada. Ela é simplesmente imparcial e... mal compreendida. O Pendor das Sombras é repleto de energia necrótica, e coberto por um sol pálido e frouxo.
O Pendor das Sombras é o eco obscuro do mundo. Ele toca o mundo em lugares de escuridão profunda, às
vezes vazando para o mundo, outras vezes tragando viajantes
burros desavisados com seu abraço tenebroso. Apesar de não ser completamente maligno, tudo no Pendor das Sombras tem seu lado sinistro e Sombrio. Quando as criaturas mortais morrem, seus espíritos viajam primeiro para o Pendor das Sombras antes de seguir para seu destino final.
9. A
Agrestia das FadasSe ao ler esse nome pela primeira vez, você imaginou a Sininho enfrentando um dragão... você está em certa parte correto! Mas imagine a Sininho com um instinto primitivo e assassino, segurando duas M4A1 e depois de matar o dragão, arrancando as bolas dele como troféu. É maaaaaais ou menos assim lá na Agrestia das Fadas.
Não quis dizer que a Agrestia das Fadas é um lar de fadas com metralhadoras caçando getintais dracônicos. Assim como no Pendor das Sombras, nem tudo é mau, nem tudo na Agrestia das Fadas é bom. Esse lugar é um reflexo encantado do mundo. As energias arcanas fluem através dela como se fossem rios de água cristalina. Sua beleza e majestade são imcomparáveis no mundo e todas as criaturas da Agrestia estão inbuídas com uma parcela de poder fantástico.
10.
O MundoO mundo natural é lar das maiores atrocidades e das maiores belezas. Lar de anjos e de demônios. Lar de Masmorras e Dragões. É objeto de intrigação dos deuses, desde antes ter vida. É lar de montanhas rochosas, lugares cheios de neve. Flora maravilhosa em florestas, e desolação em desertos. Chuva, sol, neve... Montanhas que cospem fogo.De tão cheio de diversidades, o mundo natural atrai todo o tipo de criaturas, incluíndo os próprios deuses. Dragões de todo o tipo se sentem acomodados no mundo, e até criaturas profundamente alienígenas aparecem nele.
Já houve os tempos de glória do mundo. Lendas dizem que o primeiro grande agrupamento de seres vivos foi o lendário império de Arkhosia, comandado pelo Golden One. Uma guerra ferrenha contra um império posterior,
chamado Bael Turath, destruíu os dois reinos completamente. Dizem que Bael Turath foi o primeiro e único império Tiefling da história, mas há mais por trás disso: Bael Turath, antes de ser um império de diabos, era
o primeiro império humano!!!
Após essa época, outras raças começaram a querer seu lugar no mundo. Começaram a criar seus reinos, como os Anões nas montanhas, os Halfling perto dos rios...Tudo se foi na Grande Guerra que aconteceu. O último império humano, chamado Nerath, foi destruído. Nenhuma grande civilização existe mais. O mundo é um lugar perigoso e mau, onde as cidades são pontos de luz no meio de todo esse inferno. Bem vindo a
Dungeons & Dragons.
11.
O Reino DistanteFora tudo isso que eu expliquei nessa aula, estudiosos afirmam que o universo descrito aqui não é tudo o que existe - dizem que existe algo além do Mar Astral e do Caos Elemental. As evidências dessa idéia surgem na forma das criaturas mais... alienígenas, bizarras e feiosas que existem, como os Aboletes e os Beholders. Essas criaturas não parecem ser parte do mundo, ou de qualquer reino conhecido, e onde vivem, a realidade se altera ao seu redor. Esse fato leva os sábios a postularem a existência de um lugar denominado Reino Distante, um local onde as leis da realidade funcionam de forma diferente do universo conhecido.
Além disso, as almas dos seres viventes, quando não são comidas, reclamadas pelos deuses e nem ficam para sempre no Pendor das Sombras, vão para outros reinos, além da compreensão e conhecimento dos mortais e dos deuses...
12. Traduções e Notas FinaisSinceramente...eu não vou ficar falando esses nomes feios como "Agrestia das Fadas" e "Pendor das Sombras". Então, eis a lista dos nomes em inglês:
Agrestia das Fadas - Feywild
Pendor das Sombras - Shadowfell
Subterrâneo - Underdark
Mar Astral - Astral Sea
Caos Elemental - Elemental Chaos
Reino Distante - Far Realm
E para finalizar... o Subterrâneo eu vou explicar no momento certo, na aula certa. Por enquanto é só
Comentem para que mais aulas como essa possam estar aqui para vocês!!!