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Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  24uyih2
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 Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa

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Aquillezjp
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Aquillezjp


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MensagemAssunto: Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa    Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  EmptySáb Dez 25, 2010 2:07 pm

Bom a primeira tela que você irá ver será a que você deverá conectar no servidor do mestre, então escolha Join game conforme mostra a figura(setinha branca):
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto01om

Em seguida você deve escolher um Nome de usuario,pode ser seu nome real ou nick
(setinha branca) e em seguida colocar o endereço do servidor que o mestre irá passar para você, pode ser tanto número como uma frase (setinha azul)
Alguns mestres conectam direto em seu pc , outros usam redes virtuais como o Hamachi, então varia muito de mestre para mestre e ele explicará com maiores detalhes para os jogadores.
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto02og


Assim que você conectar , as vezes precisará fazer downloads de algumas coisas que tem na campanha, na primeira vez pode demorar um pouco
(depende muito da conexão do mestre) , mas nas proximas vezes
for conectar é rapidinho.
Então você verá uma tela conforme a imagem abaixo, se você(ou seu mestre) ainda não criou sua ficha, clique em
Create New Character (setinha Branca), senão procure o seu personagem entre os disponiveis (setinha azul)
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto03


Feito isso na primeira vez que você conecta pode ser que você não tenha nenhuma imagem representando seu personagem, o chamado portrait (setinha azul),
ou as vezes você quer selecionar um diferente,
então no lado direito , na parte de cima do programa tem uns botoezinhos,
vai lá e clica em portraits(setinha branca)
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto04


Em seguida abrirá uma tela com várias imagens(depende do mestre ter colocado mais portraits ou não, você tambem pode colocar e escolher uma imagem diferente,
basta acessar a pasta aplication Data Folder que eu mencionei no primeiro tutorial
e abrir a pasta Portraits, você nessa pasta coloca uma imagem
de tamanho de 64x64pixels mais ou menos.
Ai basta você escolher a imagem que mais lhe agradar.
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Em seguida temos os dados, uma das grandes atrações do fg, se você quiser personalizar as cores dos seus dados, basta ir no meu superior direito e escolher o botão Colors(setinha branca)
Ai abrirá uma especie de bola com cores do lado para você ir escolhendo e personalizar a cor dos seus dados(setinha azul).
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto06


Em seguida temos os modulos que contem informações do jogo(no nosso caso D&D 4ed)
Vá no menu direito superior e clique no botão em forma de Livro ,
Modules(setinha branca) vai abrir a janelinha Module Activation,
geralmente o mestre avisará quais modulos os jogadores podem usar,
no caso dos modulos que não serão usados
eles não estarão disponiveis (setinha vermelha)
Todos os modulos que estão disponiveis tem um botaozinho
de verificação verde no final(setinha verde).
Mas não basta eles estarem disponiveis para você acessar
(a menos que o mestre coloque para acessar obrigatoriamente,
nunca testei já que estou usando a versão crackeada)
Você então tem que clicar no módulo que interessa você ver/consultar
clica com o botão esquerdo do mouse
vai aparecer uma setinha, ai voce puxa o livro pro lado esquerdo
as vezes demora um poquinho, mas ai o modulo fica disponivel para você consultar
(setinha azul)
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Ai entramos na parte do Combat Tracker, aqui vou explicar apenas o básico,
irei criar um tutorial apenas sobre ele em breve.
o Combat Tracker é um grande avanço do Fg2 com ele os jogadores e o mestre podem atacar seus alvos e o programa já diz se você errou ou acertou
e depois você rola o dano e o programa já coloca automaticamente o dano,
diz se a pessoa/monstro está sangrando ou se morreu.
Também é possivel colocar os efeitos que alguns poderes dão
direto nos jogadores ou monstros.
Para acessar o Combat Tracker vá no menu direito superior e selecione
o botão de 2 espadas cruzadas entre si(setinha branca)
Vai abrir a janela do Combat Tracker onde temos primeiro:
Name -onde fica o nome dos integrantes daquele combate(setinha azul)
Init - é a iniciativa do combate e por ai podemos acompanhar de quem é a vez
e quem serão os proximos a agir (setinha rosa escuro)
HP - (Setinha Cinza) É o total de Pontos de Vida que cada um tem,
os jogadores apenas verão seus Pontos de Vida e de seus companheiros,
monstros e personagens indiferentes aparecerão apenas como:
Healthy(Escrito em verde. Tem muitos Pontos de Vida ainda).
Bloodied(Escrito em vermelho.
Já está na metade dos seus Pontos de Vida ou menos)
Dying(Escrito em cinza, o monstro já morreu ou está morrendo)
Temp - (Setinha Rosa Clara) - É onde fica os Pontos de Vida Temporários.
Wnds - (Setinha Verde Claro) - É onde ficam os Pontos de Dano que você
vai sofrendo, lembrando que você ve apenas os seus e de seus companheiros.
Surges- (Setinha Preta) - É a quantidade de Pulsos de Cura
que você ainda tem disponivel.
Dai no final tem umas carinhas que pela cor você pode identificar se é :
Aliado - cor verde (setinha verde escuro)
Indiferente - não se sabe se é amigo ou inimigo, cor amarela(setinha amarela)
Inimigo - cor vermelha(setinha vermelha)
Na parte debaixo do Combat Tracker ainda temos dois botões:
Uma setinha para baixo que quando está no seu turno e você
decide que não tem mais nada para fazer e resolve encerrar seu turno ,
basta clicar nela que passa o turno para a proxima pessoa/monstro(setinha marrom).
Round - apenas para saber em que round o combate já está (setinha azul claro)
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Última edição por Aquillezjp em Sáb Dez 25, 2010 4:07 pm, editado 5 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa    Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  EmptySáb Dez 25, 2010 2:50 pm

Continuando...
Para abrir a ficha do seu personagem, basta clicar2x no seu portrait(setinha branca)
Sua ficha vai abrir na aba Main, aqui creio não ter nenhuma coisa complicada,
apenas um detalhe, quando vocês forem usar Pulsos de Cura,
devem abrir a ficha e clicar nessa setinha embaixo do Wounds(setinha azul)
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto09


Na aba Combat de sua ficha , observe o numero
que cada arma que você possui irá ter,
você precisará saber isso quando for usar
seus poderes com armas diferentes por exemplo.
No exemplo Longword ficou com numero 1(setinha azul)
e a Wand ficou com numero 2(setinha vermelha)
poderia ter uma dagger ainda e ela seria numero 3 e assim por diante,
isso é util quando por exemplo no combate
um ladino ao inves da adaga quer arremessar uma shuriken,
ai ele trocaria os numeros da arma que ele vai usar
antes de efetuar o ataque e o dano(caso acerte claro)
Aqui ainda temos que colocar a penalidade da armadura(caso tenha alguma)
que afete o movimento(tem dois lugares no fg2 pra
colocar a penalidade da armadura, setinha branca)
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto10


Na aba inventorio , além dos itens que seu personagem possui, você tambem
deve colocar a penalidade da armadura(caso tenha),
aqui ela irá subtrair automaticamente de suas pericias então (setinha branca).
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Agora entramos na parte do uso dos poderes, modificadores e efeitos,
na primeira vez que voce for mexer pode parecer um pouco complicado,
mas depois que você pega o jeito fica facinho.
Na aba Powers de sua ficha temos :
Default Weapon: (setinha verde claro) - Aqui você deixa o numero da arma
que irá usar com seus ataques e danos (se o poder usar arma, claro)
Default Implement: (setinha roxa) - Aqui você vai colocar o numero do implemento
que você utilizará para atacar e causar danos
(se o seu personagem usar Implemento e o poder permitir o uso de Implementos)
Para abrir o local onde tem os dados de Ataque e os dados de Dano,
você primeiro seleciona um poder e depois clica no icone da espadinha(setinha amarela)
No exemplo na imagem eu coloquei a setinha na espadinha do poder War Song Strike
apenas para exemplificar melhor, depois que você clicar na espadinha, o poder irá se expandir e ficar igual ao poder Vicious Mockery na imagem.
Para você jogar seu ataque , basta clicar 2x no desenho de dadinho(setinha marrom)
que vem logo depois de Atk:
Caso acerte e precise jogar o dano, você deve clicar 2x no desenho do dadinho(setinha verde) que vem logo depois de Dmg:
Caso tenha algum tipo de modificador na jogada de ataque ou de dano, você pode adiciona-lo.
Basta clicar no icone do menu direito superior com o icone de +/- (setinha branca)
Irá abrir uma janelinha chamado Modifiers (setinha rosa)
Aqui o mestre pode adicionar os modificadores mais comuns
que ele acha que vão ser usados com maior probalidade
tanto pelos monstros quanto pelos jogadores.
Como exemplo na figura vou adicionar o Modificador
que o alvo tem Cobertura então o atacante sofre
a penalidade de -2 no ataque (setinha azul claro).
Deve se clicar 2x no modificador escolhido ou
clicar com o botão esquerdo do mouse emcima
do local que fica o numero do modificador escolhido ,
segurar o botão pressionado e soltar emcima
do quadradinho no canto inferior esquerdo,
onde fica escrito Modifier (setinha azul escuro)
Uma vez que seja usado o ataque, após o nome do ataque ,
vem versus que defesa é, em seguida aparece os modificadores
que foram adicionados à jogada.
No exemplo (circulo vermelho) foi :
Attack: Vicious Mockery;
Vs. Will;
Cobertura -2;
resultado 22(o resultado já subtrai sozinho ou acrescenta sozinho todos os modificadores)
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto12


Agora vamos a uma exempleficação básica sobre efeitos,
falarei mais a respeito no proximo tutorial,
você pode clicar no menu superior direito,
no icone de um homenzinho(setinha branca)
Irá abrir a janelinha Effects (setinha azul)
com os efeitos que o mestre tenha colocado ali para ele ou os jogadores usarem.
Caso seu poder tenha algum efeito ele também estará na sua ficha,
como exemplo na figura, temos o poder Vicious Mockery ,
após as duas linhas que contem o Ataque e o Dano
temos uma terceira linha que possui os efeitos
(isso se o poder adiciona algum efeito),
ele fica logo após o icone de homenzinho na ficha (setinha vermelha)
Aparece escrito Effect: e o que faz o efeito,
nesse exemplo ele diminui o ataque da criatura alvo em -2 (setinha rosa)
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Finalizando o tutorial 2, irei explicar como usar as barras de atalho
para agilizar seu jogo e caso prefira, não precisar deixar aberto
a ficha do seu personagem o tempo todo.
Na parte debaixo do seu Fg2 , você observa
que tem uma barra com numeração de 1 a 12.
Cada número corresponde a uma tecla dos F do seu teclado,
ou seja 1 é F1, 2 é F2 e assim por diante.
Para usar essa barra de atalhos basta você decidir o que quer colocar ali,
pode ser jogadas de dados ou uma frase
que seu personagem costuma falar muito por exemplo.
Na figura coloquei como exemplo arrastar os dados de ataque e de dano
da ficha do personagem para a barra de atalhos.
Você pega e clica com o botão esquerdo do mouse emcima
do icone do dadinho(setinha branca)
que voce quer e mantendo o botão pressionado,
arrasta o dado que se forma ao fazer isso (setinha rosa)
até um local em sua barra de atalho (setinha azul).
Depois para usar essa jogada de dados basta voce ver o numero
correspondente na barra de atalhos, exemplo numero 5 voce apertaria F5,
numero 8 voce apertaria F8, ou você pode clicar com o mouse
emcima da jogada que voce quer executar.
Exemplo da jogada de ataque do poder Vicious Mockery
que adicionei na barra de atalho
e usei pela barra de atalho, ele faz a jogada de ataque então (setinha verde).
Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  Tuto14


Fora a barra de Atalhos que voce ve normalmente apertando as teclas
Alt, Ctrl, Shift, Alt + Ctrl, Alt + Shift, Ctrl + Shift e mantendo as teclas apertadas
se abrem novas barras de atalho que você pode colocar outras jogadas de dado, modificadores, jogadas de pericias, frases , etc.
Na imagem de exemplo eu abri a abra Skills e
coloquei na barra de atalho Crtl (circulo vermelho)
a maioria das pericias ali, clicando com o botão esquerdo do mouse
no dadinho das pericias(setinha branca).
Segurando apertado e arrastando até a barra de atalho
e soltando emcima da barra de atalho e assim
adicionando a jogada na barra de atalho(setinha verde).
Ai para usar é só manter o Ctrl apertado para a barrinha de atalho Ctrl aparecer
e clicar com o mouse na jogada desejada ou apertar o F correspondente.
Bom creio que é isso, em breve mais um tutorial,
duvidas, sugestões , basta postarem aqui.
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MensagemAssunto: Re: Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa    Tutorial 02 - Primeira vez Jogador conectando no Fantasy Grounds 2 explicando um pouco do programa  EmptyQui Jan 13, 2011 6:54 pm

velho, vlw pelo tutorial, se essa e uma explicação basica, nem quero imaginar as partes avançadas do combat track
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