D&D 4th Edition Brasil
Bem-vindo ao fórum "D&D 4th Edition Brasil"!!!
Comunidade para debater e jogar D&D online.
*Cadastre-se em nosso fórum;
**Adicione-nos aos seus favoritos (CTRL + D);
***Apresente-se! Recebe as boas vindas de nossos membros, e;
****Jogue online o melhor RPG do mundo.

D&D 4th Edition Brasil

Comunidade para discussão e formação de mesas online de D&D 4E!
 
InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Dúvida sobre ataque de mago

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Takabe
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 2

MensagemAssunto: Dúvida sobre ataque de mago   Sab Dez 21, 2013 10:06 pm

E aí, galera! O fórum parece meio abandonado, mas espero que não esteja! x] To precisando de ajuda! Mandei o seguinte email para a Devir (nem sei se adianta mandar, mas não custa tentar):

"Olá, Devir! Adquiri o Livro do Jogador 1 de D&D 4.0 mas estou com uma dúvida quanto à Magia Diária de 5º Nível da classe Mago, chamada Nuvem Fétida, que se encontra na página 121 do mesmo livro. Ela diz o seguinte:

Efeito: A explosão gera uma zona de vapores nocivos que bloqueia a linha de visão até o final do próximo turno do mago. (Agora vem a minha dúvida:) As criaturas que ingressam ou começam seu turno dentro dela sofrem 1d10 + modificador de Inteligência de dano venenoso. Usando uma ação de movimento, o mago pode deslocar a zona até 6 quadrados.
Sustentação Mínima: A zona persiste.

E aí é que vem a minha dúvida: Jogando com os amigos esse fim de semana, meu muito criativo amigo mago fez uma jogada inusitada em seu turno. Usou uma ação mínima para sustentar a zona e percebendo que um dos inimigos (que já estava dentro da zona) estava na "beirada" da zona (o quadrado adjacente à direita do inimigo em questão não era mais um quadrado da zona), ele usou uma ação de movimento para mover a zona por 6 quadrados. Assim, ele moveu a zona 1 quadrado para a esquerda, deixando o inimigo (que estava na "beirada" da zona) do lado de fora da zona. Em seguida, ele moveu a zona 1 quadrado para a direita, deixando-a no mesmo lugar que estava antes e fazendo com que o inimigo (que agora estava fora da zona) entrasse na zona novamente e tomasse o dano do ataque! E, como meu amigo mago ainda tinha mais 4 movimentos para fazer com sua zona, ele repetiu o processo de "ida e volta" mais 2 vezes, fazendo o inimigo tomar o dano mais 2 vezes!

Todos ficamos embasbacados. O mago que antes não se destacava muito agora estava usando uma estratégia nunca antes vista. O mestre do nosso jogo não gostou, disse que era um bug do sistema, porque nem é preciso fazer nenhuma rolagem para ver se o ataque acerta o inimigo, a rolagem feita já é a rolagem do dano direto! Então nosso mestre deixou que o mago desse o dano com essa estratégia, mas apenas 1 vez por turno. Por mais que o mago conseguisse fazer essa "ida e volta" 3 vezes por turno, ele só daria o dano da primeira vez.

Já na minha opinião, existe outra possibilidade: Se entendermos que existe certa diferença entre as criaturas entrarem na zona e a zona entrar nas criaturas. Me explico: Quando uma criatura se move (ou é movida por algum movimento forçado) e entra na zona, o dano é automático, sem necessidade de rolar-se uma jogada de ataque, apenas rola-se o dano. Agora, quando a zona se move para cima das criaturas, pode-se interpretar que é como se ela estivesse sendo criada ou conjurada em cima daquele alvo pela primeira vez, e então rola-se a jogada de ataque, pois esse movimento da zona é semelhante à sua criação em cima dos alvos. Se não for assim, eu concordo com meu amigo mago na interpretação dele, porque a maioria das outras zonas que encontrei não podem ser movidas, o que me leva a pensar que, se essa pode, é porque ela realmente pode fazer algo especial.

Então, o que devemos fazer? Qual interpretação é a correta? Do meu amigo que é mago, do meu amigo que é o mestre ou a minha? Ou ainda, nenhuma das três? Aguardo ansioso a resposta de vocês. Agradeço desde já! Até mais!"


E AÍ?! O QUE VOCÊS ME DIZEM?!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nymphicus
Iniciante
Iniciante
avatar

Mensagens : 8
Idade : 25
Local : Maceió - AL

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre ataque de mago   Qua Dez 25, 2013 6:30 pm

Se criarmos uma zona em cima de, sei lá, 3 alvos, joga-se o ataque para cada alvo ou só uma vez? (Eu não entendo bem isso Embarassed)

Se só rolarmos o d20 uma vez, então é para definir o sucesso ou não na criação da zona e não um ataque individual (né?), na minha cabeça isso faz mas sentido.

Se for isso mesmo, na minha opinião (não que seja uma boa opinião silent) eu acho que toda vez que o inimigo entrar na zona (seja com a criação da zona sobre ele, por movimento dele ou pelo movimento da zona) ele devia levar o dano sem rolar o d20 novamente. Se acontecesse no meu grupo eu provavelmente faria dessa maneira.

Mas não sei, foi a opinião de uma mestre iniciante Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.behance.net/nymphicus
 
Dúvida sobre ataque de mago
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre gerador de personagens.
» A vida de um meio sangue.
» minha historinha sobre percy jackson
» [Pedido] Script de Ataque Animado
» Vida de Programador!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
D&D 4th Edition Brasil :: RPG :: Dungeons & Dragons-
Ir para: