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 Tutorial 03 - Combat Tracker

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Aquillezjp
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MensagemAssunto: Tutorial 03 - Combat Tracker   Sex Jan 04, 2013 12:07 pm

Bom como para quem nunca mexeu no combat tracker ele é meio complicado , vou fazer um tutorial especifico pra ele, mais voltado para o mestre, uma vez que os jogadores nem precisam mexer muito nele (mais para ver a ordem de quem vai jogar a seguir e passar a vez).
Começando , vejamos a seguinte imagem:

[img] [/img]
Primeiro devemos abrir o combat tracker , clique no botãozinho com 2 espadas se cruzando(setinha vermelha 1), irá abrir a janela do combat tracker (setinha vermelha 2). A seguir se clicarmos com o botão direito do mouse dentro da janela do combat tracker , irá abrir um pequeno menu com 2 botões , o que tem 3 quadradinhos serve para criar um item novo(setinha preta 3), ou seja cria-se um novo jogador ou npc, mas tem jeitos mais faceis de se fazer isso, então nem precisa-se usar esse botão. O outro botão, do machado(setinha verde 4) serve para fechar a janela do combat tracker (você tambem pode fechar ela clicando no botão com as 2 espadinhas se cruzando ou no X da janela que fica na parte superior direita).
Temos também dois botãozinhos na parte inferior esquerda, eles servem para controlar de quem é a vez durante o combate. O botão da bandeirinha (setinha lilás 6) serve para que você possa mover ela no combat tracker manualmente , caso queira pular a vez de alguem ou colocar para alguem(ou algum npc) realizar a ação , fora da ordem certa do combate.
Basta clicar com botão esquerdo do mouse na bandeirinha e arrasta-la, segurando pressionado o botão esquerdo do mouse, e então solta-lo na criatura que voce deseja conceder a vez de agir.
Caso não precise disso, você usará apenas o outro botão, o da setinha para baixo amarelo(setinha amarelo 5). Clicando nele com botão direito do mouse para passar a vez (tanto o mestre quando estiver controlando npcs, quanto os jogadores),
Do lado inferior direito , temos 4 botões, o primeiro deles, chamado menu(setinha laranja 7) clicando nele com o botão direito do mouse abriremos uma nova janela onde teremos 5 botões.
O botão da caveira (setinha laranja A) serve para deletar todos os NPCs do tracker, util para quando terminar o combate, ai deleta-se todos os npcs que ainda estejam no tracker.
O botão de uma mãozinha(setinha laranja B) serve para você controlar manualmente os efeitos que estão em uso, irá abrir uma nova janela com 2 botõezinhos. O que fica embaixo e parece um leque serve para você tirar os efeitos que expiram e o outro que fica emcima e tem icone de bola, serve para tirar todos os efeitos que estiverem em uso(então cuidado ao clicar nele, pois retira qualquer efeito atual dos Pjs e dos Npcs).
O botão da bandeirinha(setinha laranja C) serve para você rolar as iniciativas, clicando nele com o botão esquerdo do mouse irá abrir uma nova janelinha, onde teremos 4 novos botões, o do icone de uma bola serve para tirar as iniciativas, o do icone de uma pintura (deve ser da mona lisa) serve para rolar a iniciativa de todos os jogadores(geralmente você não usa esse, os jogadores gostam de jogar sua propria iniciativa). O do icone de uma máscara serve para rolar a iniciativa de todos os Npcs(util para agilizar o jogo). E finalmente o do icone de 2setinhas (uma emcima e outra embaixo) serve para rolar a iniciativa de todo mundo, npcs e jogadores(não creio que irá usar , pois os jogadores gostam de rolar a propria iniciativa). Uma vez rolada a iniciativa o fantasy grounds já a coloca automaticamente.
O botão de um olhinho(setinha laranja D) serve para você abrir uma nova janela onde terão os diversos tipos de descanso, descanso breve , descanco breve com marco ou descanso prolongado (usando esses botões o fantasy ground já coloca os beneficios do descanso escolhido).
E finalmente o botão do machado(setinha laranja E) serve para fechar o combat tracker.
O botão ao lado Round(setinha branca Cool serve para saber em que ronda está o combate, caso o mestre desejar pode alterar esse numero bastando clicar emcima do numero da ronda e digitar um número novo.
O próximo botão de 2 setinhas (setinha azul 9) serve para acabar a rodada e ir para a proxima rodada, independente se alguem ainda não teve a sua vez de agir (geralmente não se usa esse botão, pois com o botão da setinha amarela para baixo [setinha amarela 5] quando chega na ultima pessoa a agir(seja pj ou npc) ao clicar na setinha para baixo, a vez volta para a primeira pessoa a agir no combat tracker e o número da rodada é aumentado em +1 automaticamente.
Depois temos na parte inferior no meio 3 carinhas(setinha marrom 10) verde indica aliado, amarela que é neutro e vermelho que é inimigo, serve para o mestre mudar os icones dessas carinhas ali no combat tracker , o que indicará de acordo com a mudança que a pessoa se tornou neutra em relação aos Pjs, se tornou hostil ou mesmo que se tornou aliado dos mesmos(ou se um Pj trair os outros, ele se tornaria hostil e portanto seu icone deverá ser mudado para o vermelho).

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MensagemAssunto: Re: Tutorial 03 - Combat Tracker   Sex Jan 04, 2013 12:32 pm

Para tirar algum monstro(ou outro npc) ou algum Pj do combat tracker basta fazer que nem na figura:
[img] [/img]

Primeiro clica no individuo a ser retirado do combat tracker(setinha preta 1) e ai clica com o botão esquerdo do mouse emcima dele, vai abrir uma janelinha , nela você clica no botãozinho da caveira (setinha vermelha 2) e pronto está deletado do combat tracker.


Bom vamos falar sobre adicionar monstros e Pjs as Combat Tracker agora.
Observe a seguinte imagem:
[img] [/img]
Para adicionar um jogador ao combat tracker, quando o jogador conectar no fantasy ground, voce vai atá o portrait dele(setinha vermelha 1) clica com botão esquerdo do mouse, mantem o botão do mouse segurado e arrasta até o combat tracker, soltando ali o portrait(setinha azul 2) e pronto, esse jogador estará adicionado ao combat tracker.
Para adicionar um npc, veja a proxima imagem:
[img] [/img]

Abra a ficha de algum npc, clica com botão esquerdo do mouse no quadradinho com a imagem de um dragaozinho branco na ficha do npc(setinha vermelha 1), mantenha o botão do mouse pressionado e solte no combat tracker e pronto, o npc foi adicionado ao combat tracker.
Se voce for adicionar diversos monstros iguais(tipo minions) é interessante deixar que o programa vá adicionando uma numeração para os diferenciar, para fazer isso , observe a imagem:
[img] [/img]

Clique no botão options (setinha vermelha 1), vai abrir a janela options(setinha vermelha 2).
Ai você em COMBT GM
vai em AUTO NPC numbering deixar a opção APPEND assinalado(setinha azul 3).
Feito isso o fantasy ground irá adicionando uma numeração para os monstros repetidos, se quiser voce tambem pode renomea-los e dar um nome qualquer , basta ir no monstro(ou npc) desejado no combat tracker, clicar com botão esquerdo do mouse e mudar o nome de acordo com o que voce desejar.

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MensagemAssunto: Re: Tutorial 03 - Combat Tracker   Sex Jan 04, 2013 1:48 pm

Vamos falar agora do combate, primeiro deve-se abrir um mapa, colocar um grid no mapa e então colocar os tokens ali, arrastando eles do combat tracker para o mapa. (caso não saiba fazer algo do que eu disse, recomendo ler os demais tutoriais aqui mesmo na seção tutoriais).
Vejamos então a imagem:
[img] [/img]

Ao adicionar os npcs inimigos ao mapa eles ficarão com uma aura vermelha(setinha vermelha 1), o programa adiciona eles ocultos para os jogadores, quando os jogadores forem ver os monstros/demais npcs, voce como mestre deve mostrar os tokens para os jogadores então.
Ao adicionar jogadores ao mapa, eles ficarão com uma aura verde(setinha verde 2). Se adicionar algum npc que seja neutro/indiferente aos pjs ele será adicionado com uma aura amarela.
Você tem duas formas para fazer aparecer os npcs ocultos para os jogadores no mapa, a primeira caso queira mostrar todos os npcs no mapa para os jogadores, basta clicar no botãozinho à esquerda superior com icone de olhinho(setinha azul 3).
A segunda forma de mostrar os npcs ocultos é clicando com botão direito do mouse emcima do token do npc que quer revelar e na janela que abrir escolher o icone do olhinho(visibility).
A seguir temos o botão Name(setinha branca 4) que apenas serve para indicar que abaixo deles estão os nomes dos Pjs e Npcs.
Depois temos o botão Init(setinha cinza 5) que mostra a iniciativa dos Jogadores e Npcs, se o mestre desejar alterar alguma iniciativa, basta clicar aqui e colocar a nova iniciativa desejada.
Em seguida temos o botão de HP(setinha lilás 6) que é o total de pontos de vida que os jogadores e npcs tem(aqui nem precisa mexer).
Em seguida temos o botão Temp(setinha amarela 7), que são os pontos de vida temporários que são ganhos, geralmente esses pontos são adicionados automaticamente pelos jogadores ou pelo mestre , clicando primeiro no alvo e deixando ele assinalado e então clicando no poder que concede esses pontos de vida temporários.Caso isso não aconteça o mestre pode clicar aqui e adicionar esses pontos de vida temporários manualmente.
Em seguida temos o botão Wnds(setinha laranja Cool que são os danos recebidos pelos jogadores e Npcs, o dano é adicionado automaticamente também, apenas caso o mestre veja que isso não aconteceu , ele vem aqui e adiciona o dano manualmente.
Em seguida temos o botão Surge(setinha preta 9) que são os Pulsos De Cura que os jogadores e npcs ainda tem disponiveis.
E por fim temos as carinhas(setinha marrom 10) que indicam se a pessoa é aliada(verde), neutra(amarela) ou inimiga(vermelho).
Se por algum acaso durante o combate a situação mudar e um dos jogadores ou npcs mudarem de lado, basta mudar essa carinha com outra carinha(que ficam ali embaixo perto da setinha amarela de mudar de turno) de acordo com a mudança ocorrida.

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MensagemAssunto: Re: Tutorial 03 - Combat Tracker   Sex Jan 04, 2013 2:18 pm

Vamos então observar a proxima imagem:
[img] [/img]

No botãozinho da espada(setinha vermelha1) iremos abrir o ataque mais comum do npc (setinha vermelha 2), util para o mestre nào precisar ficar abrindo a ficha dos npcs toda hora, apenas no caso do npc ter mais de um ataque, ai quando quiser usar o outro ataque o mestre abre a ficha do npc.
No botãozinho do escudo(setinha azul3) abre as defesas do npc(ou do jogador, setinha azul 4), mas como o programa ja verifica se o ataque acerta ou não, não é muito necessario usar(ou deixar aberto) essa opção.
No botãozinho do quadradinho(setinha verde 5) abre uma opção (setinha verde 6)que mostra a velocidade de deslocamento, tamanho e alcance de combate da criatura.
No botãozinho de um homenzinho de pé(setinha amarela 7) vai abrir a opção de voce ver os efeitos(setinha amarela 8. )que estão ativos nesse alvo, caso tenha algum efeito claro, senão ficará em branco , igual ao da imagem.
E finalmente vamos explicar como se ataca.
No ataque do npc(os jogadores tem que atacar pela ficha mesmo ou colocando um atalho na barra de atalho) , clica com botão esquerdo do mouse na jogada de ataque(setinha lilás 9) vai ficar meio esbranquiçado, segure o botão do mouse pressionado, vai aparecer o dado, então jogue o dado emcima do alvo que você deseja atacar, conforme a proxima figura:

[img] [/img]
Então vemos que eu no caso ataquei o bishop, soltando os dados emcima dele no combat tracker(setinha vermelha 1).
O resultado da jogada de ataque aparece ali no chat(setinha azul 2) e o fantasy ground já calcula se o ataque errou ou acertou, no caso esse ataque acertou, por isso apareceu escrito HIT (circundado verde, com a setinha verde 3 no HIT).
Para jogar o dano, faremos a mesma coisa, observem a proxima imagem:
[img] [/img]

Primeiro você clica com botão esquerdo do mouse na jogada de dano(setinha vermelho 0), mantem o botão pressionado, vai aparecer o dano de ataque e joga no personagem que voce acertou o ataque(setinha vermelho 1).
Vai aparecer a jogada de dano no chat (setinha azul 2). Vai aparecer a quantidade de dano que o alvo sofreu e que será adicionado automaticamente ao combat tracker no alvo(circulado em laranja).
E depois vemos no espaço reservado aos ferimentos(Wnds) que foi adicionado o dano automaticamente(setinha preta 3).
No caso de se ter algum efeito no ataque feito, basta repetir a mesma coisa para adicionar o efeito. Conforme vemos na imagem , (que peguei um outro monstro que tinha um efeito para mostrar no exemplo).

[img] [/img]
Você clica com botão esquerdo do mouse no efeito(Setinha vermelho 1; no caso estou fazendo isso na ficha do monstro, na aba powers), mantem o botão do mouse segurado e ai joga o efeito emcima do alvo desejado, no caso do exemplo, emcima do bishop. Vai aparecer no chat que o alvo está sofrendo a ação do efeito(setinha laranja 2) e o efeito será adicionado ao alvo no combat tracker (setinha azul 3).

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