D&D 4th Edition Brasil
Bem-vindo ao fórum "D&D 4th Edition Brasil"!!!
Comunidade para debater e jogar D&D online.
*Cadastre-se em nosso fórum;
**Adicione-nos aos seus favoritos (CTRL + D);
***Apresente-se! Recebe as boas vindas de nossos membros, e;
****Jogue online o melhor RPG do mundo.

D&D 4th Edition Brasil

Comunidade para discussão e formação de mesas online de D&D 4E!

InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Duvida entre FG2 e D20PRO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 7:12 am

Bem galera estou com a seguinte duvida. Quero me preparar para voltar a mestrar , e ainda por cima quero fazer isso via uma mesa de jogo virtual .

Estava levantando e estudando os produtos e encontrei o FG2 aqui no forum com ótimos tutoriais e dicas de uso, mas nas minhas andanças encontrei outro produto que eh o d20PRO.
E o porque de estar criando aqui este post eh um pedido de ajuda sobre qual escolher.

Vou listar os prós e contras de cada um e acho que vcs vao entender qual a duvida.

O FG2:

Vantagens.

Dados muito reais.

Ótimo Layout

Suporte das Regras dentro da ferramenta

Custo Menor ( na versao crackeada disponivel aqui no forum e vem praticamente completo.

Desvantagens:

Tem que fazer o personagem todo de novo dentro da ferramenta.

Tem que procurar Tokens na internet. ( acho os tokens a alma da ferramenta, pois estimula visualmente aos players, jogar com tokens toscos meio que me desistimula)

Não tem suporte por ser crackeado, qualquer problema vc fica na mão.

Meio rigido para fazer importaçao de imagens e materiais , vcs vao entender isso quando eu falar do D20pro.

Sobre o D20 Pro.

Vantagens.

Ele aceita a importaçao de fichas direto do Character Builder .

Ele aceita importaçao de mostros do Adventures Tools.

Muito facil de importar um mapa para ele, inclusive ele copia direto do clipboard se vc quiser , eles dão como exemplo vc acessar uma pagina da internet, copiar a imagem e no jogo ir em criar mapa e copiar do clipboard.

Com a importaçao dos personagens e dos mostros, ele deixa vc usar o portrait da ficha como Token , ou seja tokens tanto para os personagens como para todos os monstros.

ele tem um sistema em que vc clica da direita sobre o token e ele te mostra varias opçoes onde o ataque vc tem que licar no seu alvo, ele mostra ate uma linha, faz tb o controle dos deslocamentos.

Desvantagens.

Pago = vc paga 30 Dollares pela versao mestre com direito a dois players e 10 dollares por player adicional.
O que pra mim nao eh nem caro e tb me daria a soluçao do suporte.
Eu compraria a licença de mestre e mais duas licenças adicionais e depois compraria mais a medida que novos players entrassem no grupo.

Eles oferecem 30 dias gratis de teste. O jogo eh em flash e vc tem muita informaçao que fica salva na sua conta nos servidores, deles, ou seja vc pode instalar e logar que tudo o que vc tinha digitado e preparado fica com eles, mas isso eu ainda nao vi em funcionamento entao não tenho certeza como funciona.

Bem o olhando assim por alto eh isso, eu estou quase me convencendo ao D20 PRO realmente, so queria saber se mais alguem ja conhece e usa para poder me passar se tem alguma coisa que eu não tenha visto de negativo.

Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

Local : Recife/PE

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 7:59 am

Eu mestro pelo FG2 a um bom tempo e acho ele um excelente programa. Quanto as desvantagens que você apontou eu discordo de algumas:

Tem que fazer o personagem todo de novo dentro da ferramenta. (Isso é verdade, mas existem os módulos que só é arrastar e soltar na ficha, então nem é tão trabalhoso montar um personagem.) Obs: Criaram uma extensão pra ele que você por importar a ficha do CB, mas agora eu não lembro o nome, mas tem lá no fórum oficial do FG2.

Tem que procurar Tokens na internet. (Nem precisa, existe uma ferramenta chamada Token tool, que você monta um token em 5 segundos e joga lá no FG2 pra usar, extremamente prático.)

Não tem suporte por ser crackeado, qualquer problema vc fica na mão. (Chamar isso de desvantagem é sacanagem, tá usando de graça e ainda quer suporte da empresa? =P)

Meio rigido para fazer importaçao de imagens e materiais. (Comparado ao que você falou do d20pro, realmente é mais rígido, no FG2 você tem que jogar as imagens na pasta de campanha antes de abrir a mesa e durante o jogo não pode fazer isso. Isso realmente é um defeito dele.) Obs: Mas isso nunca foi problema pra mim, nunca tive a necessidade de adicionar nada durante alguma partida.

Bem eu uso o FG2 original, usava o crackeado no início, mas o problema é que demoram muito pra atualizar e assim resolver os bugs antigos. No original todo mês sai uma atualização com novos recursos e correções de bugs. E como a licença é baratinha, foi 30 dólares a de DM, achei muito bom.

Quanto ao d20pro eu não posso opinar porque nunca testei, mas pelo que você falou ai ele tem vantagens muito boas.

Agora pra mim a sacada mais legal do FG2 são os módulos, até na hora de criar um combate é só abrir o módulo do Manual dos Monstros, arrastar o monstro que você quer e jogar no encontro. ^^ Como sou um DM preguiçoso isso me conquistou... hehehe!
Ver perfil do usuário
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 8:06 am

SeCKToR escreveu:

Não tem suporte por ser crackeado, qualquer problema vc fica na mão. (Chamar isso de desvantagem é sacanagem, tá usando de graça e ainda quer suporte da empresa? =P)

Bem eh que vc deve ter players que concordam em pagar a licença para jogar na net, enquanto os meus se eu falar que eles tem que pagar, eles vão me atirar pedras. E pagar 150 dollares pela versao full hyper maverik la eu acho meio absurdo. Enquanto que no d20pro eu ja nao acho tao caro pagar 50 dollares para ter uma licença de mestre e mais 4 players.

Como temos acesso a versao crackeada do FG2 seria a forma como eu ultilizaria mas para mim teria a desvantagen de nao ter o suporte. foi isso que eu quis dizer mas nao me expressei direito.

Sugiro vc fazer um trial do d20 pro. Como vc ja eh usuario do FG2 vc vai saber avaliar melhor do que eu esse esquema das regras de arrastar e tal. nao sei dizer se tem isso ou nao no d20pro. Sei que tem como compartilhar um PDF de dentro do jogo, assim como importar o mostro da ferramenta da wizards de aventuras ( adventure tools eu acho que eh esse o nome. ) nesse ponto eu entendo que seja o mesmo que vc diz de abrir o livro de mostros e arrastar.. so que com outra dinamica.
Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 8:25 am

Ah sim entendei o seu ponto agora.

Andei vendo uns vídeos no Youtube do d20pro, realmente a ferramenta chama a atenção. Principalmente na parte que você pode criar seus próprios mapas! *.*

Vou baixar o trial pra dá uma olhada e digo o que achei.
Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 8:57 am

Baixei a ferramenta mas na hora de criar a campanha só tinha a opção D&D 3.5 OGL.

Será uma limitação do trial?

Assim fica complicado de testar. =/
Ver perfil do usuário
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 9:01 am

Humm tem uma opçao de baixar a 4Ed. deixa eu catar no site para te passar.
Ver perfil do usuário
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 10:01 am

Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 10:25 am

Eu substitui lá os arquivos, mas só aparece a opção D&D 3.5 OGL.

Tu conseguiu mudar pra 4th?
Ver perfil do usuário
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Qui Fev 10, 2011 10:27 am

acho que nao muda o nome, vc entra como 3.5 mas as regras sao de 4 ed.
Ver perfil do usuário
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Sex Fev 11, 2011 2:09 pm

Fala SeCKToR, e ai conseguiu fazer algum teste ? Estou ancioso pelos seus comentarios.
Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Sex Fev 11, 2011 6:49 pm

Opa Dwerneck, beleza?

Bem eu dei uma mexida no programa. Vou levantar os pontos bons e ruins que achei dele. Mas antes de tudo, digo que isso é uma visão parcial do programa, só testando durante uma sessão de jogo pra ter uma noção de todo o seu potencial. Dito isto, vou resumir o que achei dele:

Pontos positivos:

- É bem mais leve que o FG2 por ser baseado em flash. O FG2 consome quase 1GB de RAM (pro DM), mas na nova atualização que saiu semana passada eles corrigiram isso. Mas pra quem usa o piratão, tem que ter uma boa memória pra ele rodar bem;

- Sistema de importação de fichas do Character Builder funciona perfeitamente, nem precisa fazer ajustes. Enquanto no FG2 você precisa fazer a mão. Não que isso seja grande problema já que você só cria a ficha no início da campanha, então é um trabalho que se tem uma vez só;

- Você pode criar mapas, tokens e editar (cortar) as imagens no próprio programa, sem precisar ter outros programas pra isso. No FG2 não temos essa vantagem, dai você precisa editar as imagens e tokens por fora no paint, photoshop ou tokentools, não que isso seja um grande problema;

- Na movimentação dos personagens e monstros o programa conta os quadrados andados, além de que, não é preciso deixar o grid ativado, porque ele movimenta de quadrado em quadrado. No FG2 ou você deixa o grid ativado ou deixa sem grid o que às vezes tira um pouco a beleza do mapa;

- Na hora de escolher um monstro você pode definir o tamanho dele (tiny, medium, large, huge, etc) na hora de jogá-lo no mapa. No FG2 você tem que definir isso na hora que cria o token. Isso realmente é uma grande vantagem pro d20pro;

- Ele salva a campanha nos servidores da empresa. Assim, de qualquer PC que tenha um d20pro instalado, você pode carregar a campanha. No FG2 ele salva no seu PC, assim se quiser levar pra outro PC tem que salvar a pasta de campanha e levá-la com você;

Pontos negativos:

- Visualmente o FG2 é bem mais chamativo e organizado que o d20pro. A interface é mais amigável e mais intuitiva. Nem precisa de tutorial ou ler manual pra saber usar todos as funções do programa. No d20pro é preciso se familiarizar, mas isso seria apenas no início, depois que se domina, fica fácil. Mas o visual é bem rudimentar, devido as limitações do flash;

- Sistema de combate, rolagens de dados e gerenciamento de efeitos e condições dos alvos. Nisso o FG2 se destaca. O combate tracker reúne de forma organizada tudo que está acontecendo no combate. No d20pro, são popups e mais popups por cima das outras, gerando poluição visual e desorganização;

- No d20pro pra você esconder um monstro no mapa você precisa escurecer a área onde ele se encontra. No FG2 você pode ocultar a área onde se encontra o monstro também, e além disso, você pode somente deixar o monstro invisível. Assim os jogadores não suspeitarão que por ali a alguém pronto pra dá um ataque surpresa;

- No FG2 existe módulos de todos os livros lançados. Então basicamente o que você precisa já tá lá no programa é só arrastar e jogar onde você quer.

- O d20pro não tem suporte nativo a 4th. Mesmo com aquelas modificações nos arquivos ficam algumas coisas tronxas. Tipo, ele só mostra a CA do personagem, que era a única defesa na terceira edição. Eu não sei se tem alguma configuração pra mudar isso. E também ele não reconhece saves, e faltam as perícias da quarta edição. Já o FG2 é totalmente compatível com a 4th, a ficha do PJ que se monta lá, as fichas dos monstros, tudo fica igualzinho ao oficial. Iguais aos livros;

- Uma coisa que não pude testar é o seguinte. No FG2 os efeitos são automáticos. Exemplo: Se um alvo fica prone, o programa já coloca -2 de penalidade no ataque do alvo. Não vi isso no d20pro. Não sei se tem ou se eu não encontrei onde colocar.

Então pra resumir:

Cada um tem suas vantagens e muito boas vantagens. Eu particularmente, gosto mais do FG2. Mas como eu disse antes, não cheguei a usar 100% do d20pro. Tem o fator preço também. O d20pro no seu caso sairia muito mais em conta. Então o que eu sugiro é: Pega o piratex do FG2 e jogar com o pessoal ai, se ele rodar de boa, fica com ele. Se ele ficar travando ou der problema, ai tu compra o d20pro, já que o FG2 original sairia muito caro.

Garanto que o FG2 supre qualquer necessidade. Mestrei várias campanhas por ele e sou feliz! xD Espero ter tirado suas dúvidas, e tentei ser o mais detalhista possível. ^^

Ver perfil do usuário
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Sex Fev 11, 2011 6:56 pm

Po , Show de Bola a sua Review. Valeu mano!!. Tava mostrando o D20pro para um player e mais tarde vou mostar o FG2. tenho certeza que ele vai gostar mais do segundo entao eu que vou ter um pouco mais de trabalho, mas tb fiquei com mais tesão de jogar no FG2 por causa do gráfico dele.

Demorei pra conseguir passar o controle do char para o jogador no d20pro, mas tb nao fiz o tutorial e nem li manual entao o erro foi meu. Mas acho que ser intuitivo tb eh uma virtude e o d20pro nao mostrou muito isso.

O melhor dos mundos seria o FG2 pelo menos importar o char do Character Builder. Resolvia uma penca de coisas chatas de fazer .

Realmente cada um tem boas vantagens e desvantagens, então fica ai a opção para o pessoal do forum.

Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Sex Fev 11, 2011 7:09 pm

Tem uma extensão pro FG2, que era beta ainda na época que eu vi, que importava a ficha do CB pra ele. Dá uma procurada no fórum do site do FG2 e vê como anda essa ferramenta.

Outra extensão muito show é uma que deixa as fichas dos monstros igualzinhas ao novo layout introduzido no Monster Manual 3, se quiser eu te passo essa.

Se quiser uma força com o FG2 só me falar que você abre uma mesa ai e eu conecto pra te ensinar alguns comandos legais dele.

Meu MSN é: secktor@gmail.com

Very Happy
Ver perfil do usuário
dwerneck
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   Sex Fev 11, 2011 7:32 pm

Opa, valeu.. vou te add e te chamo.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvida entre FG2 e D20PRO   

Duvida entre FG2 e D20PRO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Zuações... Entre no topico se vc faz.
» Só entre aqui se tiver coragem
» Diferenças Entre Spam e Flood!
» ORAÇÃO PODEROSA PARA AMARRAR A PESSOA AMADA: Faça e verá o que acontece, oração poderosa para amarrar a Pessoa Amada. Em 10 minutos após publicar a pessoa vai te ligar. Troque as iniciais entre parênteses. Importante ter Fé.
» [FanFic] Entre o Céu e o Inferno #Chapter01

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
D&D 4th Edition Brasil :: TAVERNA :: Mesa da Espelunca-
Ir para: