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 [Regras] House Rules

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Tigvæ
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MensagemAssunto: [Regras] House Rules   Sab Jan 08, 2011 2:54 pm

Gostaria de conhecer algumas house rules de vcs, q são experientes no D&D4E!

Nas edições anteriores do D&D não haviam poderes, a não ser as classes divinas e arcanas. Mas agora todas as classes tem poderes, inclusive Guerreiro, entre outros. Vejo que não existe lá muita lógica nos poderes por encontro e diários das classes marciais, já q eles não podem mais dar akele golpe no momento ou só no outro dia. Tudo bem q é um esforço grande como diz no livro, mas e os poderes marciais confiáveis, onde errou ñ gasta? Ele ta se esforçando toda hora caso erre, e qndo acerta pq ñ pode atacar novamente, já q, por exemplo, tentou acertar 10x?

Tmb vejo q raramente alguém usará ataques padrões com as armas ou as mãos nuas. Fzendo com q todos usem somente os poderes.

Vcs conhecem alguma house rules q possa resolver isso? Ou alguma q simule um pouco melhor um combate real? E não personagens dando os mesmos "golpes identicos"?

Postem também suas house rules! Mas respondam a minha pergunta tmb! Very Happy
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HerpicH
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Sab Jan 08, 2011 6:37 pm

Olha cara, eu não acredito que precise de uma house rule pra isso. Se um guerreiro usa um poder que poderia lhe cansar muito e erra, o fato dele errar faria com que ele não gastasse a energia. Se ele fosse usar um golpe que poderia destruir um escudo e erra, o jogador poderia narrar que ele hesitou e não atacou, ou algo assim. Caso isso não te satisfaça, limite as tentativas em, no máximo 3 ou 5 para poderes diários e 6 a 8 para os por encontro.

Sobre a utilização de ataques básicos, a solução é limitar o uso de poderes de acordo com as situações. Quebrando o braço de um jogador faria com que ele só pudesse usar ataques simples. Campos mágicos ou situações extremas também servem.

Espero ter ajudado!


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kira_shaolin
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Sab Jan 08, 2011 7:16 pm

Minhas house rules não tem a ver com isso.


Tenho uma para critical hit, tenho uma paraaprender novos ataques, tenho uma para os ladinos ganharem XP, tenho uma de falha crítica... basicamente na minha mesa, tem muita coisa diferente x)





No entanto... em relação á isso que vc pediu...
olha, não tenho nenhuma :s

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Zytro
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Qui Out 13, 2011 2:48 pm

Olá amigo,

devo dizer que também já havia pensado nisso e me surpreendi quando percebi que tudo no jogo se resumia à utilização de poderes. Quantos aos poderes diários e por encontro não digo nada à respeito até por que achei a explicação do sistema bem aceitável. E no caso dos poderes confiáveis você precisa entender que o esforço real do personagem só vem depois que o mesmo acerta o ataque e não durante o ataque como acontece nos outros.

Não sei se entendi mas o seu problema maior é com relação aos poderes sem limite que são utilizados à todo momento, pois bem faça destes poderes ataques normais que possam ser executados em meio à perícias e etc.

Ex: O patrulheiro de duas armas deseja saltar por cima de um goblin e atacar o goblin mandingueiro que se encontra derrubado cravando suas duas lâminas nele. Para isso você pode pedir um teste de acrobacia e usar a mecânica do ataque "Golpes Gêmeos" para desferir o ataque. O ataque pode ser diferente de outros "Golpes Gêmeos" utilizados antes, não precisa ser um ataque após o outro podem ser os dois juntos.

Entre outras idéias o jogo permite que você altere a descrição do poder desde que os efeitos não sejam alterados, se você tiver dois magos no grupo um pode lançar seus mísseis mágicos como bolinhas azul com rastro de purpurina e o outro como pequenas caveirinhas mastigadoras sorridentes, isso não importa.
Utilize este recurso para deixar os personagens mais interessantes, se preciso troque os elementos como flamejante ou congelante de alguns poderes, mas se fizer isso tome cuidado com algumas classes/raças como tiefling e bruxo que são mais difíceis de alterar.

Espero ter ajudado Very Happy
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kira_shaolin
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Qui Out 20, 2011 9:14 am

Zytro escreveu:
Olá amigo,

devo dizer que também já havia pensado nisso e me surpreendi quando percebi que tudo no jogo se resumia à utilização de poderes. Quantos aos poderes diários e por encontro não digo nada à respeito até por que achei a explicação do sistema bem aceitável. E no caso dos poderes confiáveis você precisa entender que o esforço real do personagem só vem depois que o mesmo acerta o ataque e não durante o ataque como acontece nos outros.

Não sei se entendi mas o seu problema maior é com relação aos poderes sem limite que são utilizados à todo momento, pois bem faça destes poderes ataques normais que possam ser executados em meio à perícias e etc.

Ex: O patrulheiro de duas armas deseja saltar por cima de um goblin e atacar o goblin mandingueiro que se encontra derrubado cravando suas duas lâminas nele. Para isso você pode pedir um teste de acrobacia e usar a mecânica do ataque "Golpes Gêmeos" para desferir o ataque. O ataque pode ser diferente de outros "Golpes Gêmeos" utilizados antes, não precisa ser um ataque após o outro podem ser os dois juntos.

Entre outras idéias o jogo permite que você altere a descrição do poder desde que os efeitos não sejam alterados, se você tiver dois magos no grupo um pode lançar seus mísseis mágicos como bolinhas azul com rastro de purpurina e o outro como pequenas caveirinhas mastigadoras sorridentes, isso não importa.
Utilize este recurso para deixar os personagens mais interessantes, se preciso troque os elementos como flamejante ou congelante de alguns poderes, mas se fizer isso tome cuidado com algumas classes/raças como tiefling e bruxo que são mais difíceis de alterar.

Espero ter ajudado Very Happy

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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Dom Out 23, 2011 1:26 pm

Tem uma house rule bem interessante para a recuperação de poderes que vi em algum lugar (mas não lembro onde). O personagem gasta um pulso de cura (healing surge) para recuperar um poder por encontro e 2 para recuperar um poder diário. Caso seja importante, considere que são ações livres.

Acho que essa house rule combina bem com o "esforço extra" que um guerreiro teria que fazer para aplicar novamente aquele ataque super poderoso.

Se achar muito apelativo, dobre o custo ou limite a utilização dessa regra a apenas 1 por encontro (no caso, 1 vez para cada poder).

Outra variação dessa house rule que poderia funcionar bem seria usar a ação de Retomar o Fôlego (Second Wind) para recuperar um poder (nesse caso, não recuperando pontos de vida, nem ganhando +2 em todas as defesas). Como o Second Wind é uma ação bastante relevante em combate, esse poder recuperado poderia se tornar um poder confiável até o final do encontro. Pra "meio que equilibrar", o personagem até poderia ganhar os bônus nas defesas caso usasse a ação para recuperar um poder por encontro, mas não um poder diário.

Outra opção legal seria usar os Pontos de Ação para recuperar poderes.

Só pra constar, não testei nenhuma dessas regras, mas, o máximo que pode acontecer é elas não funcionarem. Qualquer coisa, estamos ai.
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Kasuya
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Seg Dez 26, 2011 9:25 am

Desculpem o necropost, mas faltou entrarem no tocante dessa parte aqui:

Citação :
Tmb vejo q raramente alguém usará ataques padrões com as armas ou as mãos nuas. Fzendo com q todos usem somente os poderes.

Na verdade, utiliza-se muito o ataque comum, pois esse, normalmente, é o único ataque básico que um personagem tem (exceção são magos e bruxos, por exemplo, que podem ter um poder de ataque à distância que podem ser substituídos como ataque básico à distância). Então qualquer situação em que seja permitido ao personagem usar um ataque básico, ele VAI fazer o ataque comum. E isso acontece o tempo todo: ataques de oportunidade, boa parte dos poderes de líderes que permitem que os personagens façam um ataque fora de turno, etc... A única coisa que muda é que, dentro do turno normal, os jogadores vão preferir os poderes, mas, fora da vez padrão deles, eles normalmente vão usar ataques básicos.
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Wooracle
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Sex Jan 06, 2012 1:16 pm

O jogo adotou essa sistemática de utilização de poderes mesmo, é preciso se acostumar. Os poderes at-will são apenas formas de ataque e que de preferência se adequem à função do personagem. Eles fazem parte da estrutura mecânica do jogo, são as regras, secas.

A manifestação desses poderes é da parte interpretativa, motivo que o jogo concede livre expressão dependendo apenas da vontade do jogador.

Algumas coisas devem ser observadas:

1 - Poder at-will é diferente de ataque básico (na maior parte das vezes) e portanto ataques de oportunidade, ataques concedidos por warlord e investidas são, via de regra, com base em ataque básico. Da mesma forma, alguns itens mágicos e talentos que concedem bônus a ataque básico são apenas para ataque básico.

2 - alguns poderes, contudo, valem como ataque básico, deve ser observado a linha de efeito portanto. Alguns outros (como de barbaro) valem só para investida, dê uma boa observada.

3 - O jogo permite a livre manifestação do poder em termos interpretativo. O raio congelante de um mago pode ser uma rosa pálida que a eladrin lança nos inimigos, cujos espinhos congelantes retardam o inimigo. Todavia, pesquise bem as regras e verá que o jogo permite, com autorização do mestre, mudar até mesmo a estrutura do poder. No caso, deve ser observada apenas a coerência, se o poder é palavra chave cold e tem efeito slow, se mudar para fire deve tirar o slow e por um ongoing, por exemplo ou charm e um -2 nas defesas.

4- evite limitar os poderes quando o jogo os permite livremente. A sistemática do jogo foi adaptada para isso, poderes mais fortes são mais fáceis de errar, poderes confiáveis costumam ser mais fracos, e compensam ao serem confiáveis. Aqui é necessário um esforço criativo para explicar. Veja que os dados não refletem de imediato no mundo. Basta pensar que poderes raciais que permitem rolar novamente um dado em caso de erro ou adicionam um valor a um erro para acertar não fazem a flecha que errou desviar no ar e voltar pro inimigo (salvo o do seeker..) mas, a nível interpretativo, nunca ocorreu o erro. Assim, o guerreiro nunca gastou seu poder porque nunca gastou seu incrível esforço, ele pode ter visto em ultimo momento que o inimigo desviaria e relaxou os músculos, salvando sua força para outro momento
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romulo vicente
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   Seg Ago 19, 2013 2:31 pm

Realmente o D&D 4.0 tornou, na minha opnião, o sistema muito mais parecido com um vídeo-game. Acompanho um grupo de novatos que começaram a jogar faz 1 ano, com o 4.0 e a interpretação foi comprometida e os combates receberam um foco muito maior do que as versões anteriores. Eu vi isso acontecer por exemplo na classe Bardo, muito versátil no 3.5 e estática na 4.0
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MensagemAssunto: Re: [Regras] House Rules   

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