D&D 4th Edition Brasil
Bem-vindo ao fórum "D&D 4th Edition Brasil"!!!
Comunidade para debater e jogar D&D online.
*Cadastre-se em nosso fórum;
**Adicione-nos aos seus favoritos (CTRL + D);
***Apresente-se! Recebe as boas vindas de nossos membros, e;
****Jogue online o melhor RPG do mundo.

D&D 4th Edition Brasil

Comunidade para discussão e formação de mesas online de D&D 4E!

InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

[DEBATE] O combate na 4ed!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Daniel Martins
Soldado
Soldado

Local : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 6:48 pm

Com as novas mudancas nas classes me parece que a dinamica do combate ficou bem diferente na 4 ed. Vcs que ja estao mais inteerados nela o que me dizem? Os combates estao mais demorados? Mais raapidos? Ter um representante de cada "estilo" realmente faz diferenca?
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna

Local : São Paulo/SP

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 7:21 pm

Ter um representante de cada estilo faz TODA a diferença.

Em primeiro lugar, é preciso ter uma coisa em mente: no
D&D4e... os combates não são interpretação, são um wargame. Com quadrados,
miniaturas, área em quadrados... nada mais é tão imaginativo assim.

Os combates estão precisando de mais estratégia agora. Por
isso estão mais demorados que o normal.

Acho que devemos manter em mente que agora o sistema de
combate é um jogo a parte. Assim nos adaptamos melhor!

Caminho do Dragão - meu fórum de artes marciais!
http://caminhododragao.forumeiros.com

Ver perfil do usuário http://contosdanevoa.blogspot.com
Daniel Martins
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 7:41 pm

Ah, mas na terceira eu ja usava miniaturas e tabuleiros, isso diminui um pouco a interpretacao, mas eh questao de costume tb.
e assim um grupo desequilibrado (com 1 agressor e 2 defensores, por exemplo), sobrevive ou depende muito da boa vontade do mestre?
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 7:43 pm

Daniel Martins escreveu:
Ah, mas na terceira eu ja usava miniaturas e tabuleiros, isso diminui um pouco a interpretacao, mas eh questao de costume tb.
e assim um grupo desequilibrado (com 1 agressor e 2 defensores, por exemplo), sobrevive ou depende muito da boa vontade do mestre?

Da pra sobreviver na boa, mas os combates podem demorar... E ainda mais sem lider, pode dar trabalho!

Daniel Martins
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 7:49 pm

Eu nao olhei o livro dos monstros direito ainda, mas me diz uma coisa. Na 3, realmente era um trabalho lazareento ficar fazendo monstros e npcs, mas no final todos ficavam bem individualizados.
agora na 4 ainda da pra fazer essa customizacao? Se sim, ela foi simplificada?
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 8:14 pm

A customizaçao ficou SUPER simplificada! Mesmo assim da pra criar monstros cheios de personalidade, acredite em mim (:
Depois baixe o Adventure Tools pra ver Wink

Daniel Martins
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 8:17 pm

Hum. Ele serve so pra criar npcs? Eu to doido pra jogar o 4e pra ver como eh....
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 8:23 pm

na verdade, ele eh uma biblioteca com TODOS os monstros da 4e. So nao tem fluff nem imagens...

Daniel Martins
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Sab Jan 01, 2011 8:28 pm

Hum...e por ele tu personaliza ne?! Legal!
Ver perfil do usuário
Mikaes
MOD/Suporte
MOD/Suporte

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 10:12 am

Realmente, como o Kira falou, não rola interpretação nenhuma por parte do jogadores, a não ser uma frase ou outra em um poder mais forte (acredite, eu tentei exijir isso no começo e nao consegui hehe).

Quanto ao tempo..... Já fique 4 horas em 1 combate... acaba com a diversão as vezes, e quanto maior o lvl mais demorado fica... Os personagens lvl 1 enfrentavam 3 encontros mais RolePlay por madrugada, agora é meia hora de roleplay e o resto de combate u.u

Da Hadouken Ryu !! What a Face
Ver perfil do usuário
Daniel Martins
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 10:28 am

Mas vcs acharam q nesse pontobficou melhor, pior ou apenas diferente?
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 10:35 am

Daniel Martins escreveu:
Mas vcs acharam q nesse pontobficou melhor, pior ou apenas diferente?
Se o mestre souber mestrar... apenas diferente. De resto, depende do que o jogador gosta (:

SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

Local : Recife/PE

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 12:47 pm

O fato de usar roleplay no combate não tem nada a ver com a edição de D&D que se jogue.

Você pode jogar como um wargame levando em conta apenas a parte mecânica, ou pode narrar cada ação. O problema de narrar o combate é que o torna muito longo.

É mais rápido dizer: Eu ataco o goblin, do que dizer: eu invisto contra ele com minha espada apontada na altura do seu peito gritando em nome de Bahamut.

Quanto ao tempo de duração do combate na quarta edição realmente o combate demora mais porque a gama de possibilidades é BEM maior. Antes um guerreiro só poderia dizer: Eu ataco com minha espada.

Agora ele olha pra ficha e tem uma porrada de poderes diferentes que pode usar que geram efeitos diferentes no combate, como derrubar o monstro, deixá-lo lento, imobilizado, atordoado e por ai vai, isso muda muito, e ao abrir essa gama de possibilidades pra todos os jogadores todos tem que pesar antes de agir, o que deixa o combate mais lerdo.

A sacada é você orientar o pessoal da sua mesa a escolher o poder que vai usar no turno dos outros, assim quando chegar a vez dele ele já saberá o que vai fazer.

Quanto as 4 funções dos jogadores, cada uma tem um papel fundamental no jogo. Vou tentar resumir a importância de cada uma, e o diferencial que ela faz na mesa.

Agressor: Seu foco é dar dano. Com um agressor na mesa o combate dura menos, já que os monstros sofrem mais dano e morrem mais cedo. Sem um agressor o combate demora mais, já que o dano do grupo vai ser baixo. E se o combate demora mais, os monstros batem mais, o grupo apanha mais e o líder vai se esfolar mais pra manter o grupo de pé, torrando mais curas. Se não tiver agressor o DM pode reduzir o HP dos monstros em 20%, assim o combate não ficará demorado.

Líder: Dos 4 eu considero esse o mais importante. Porque? Ele é a fonte de cura... e sem cura o grupo fica muito vulnerável, não podem ficar sofrendo dano e a chance de um PJ cair é alta. Com um lider no grupo, o grupo fica mais resistente e melhora o ataque e defesas do grupo com seus buffs. Sem um lider fica cada um por si na luta pela sobrevivência. Se não tiver um líder o DM pode diminuir o dano dos monstros, já que o grupo não terá fonte de cura além do Retomar o Fôlego.

Defensor: Sua função é segurar os monstros mais fortes, já que ele possue as melhores defesas e a maior quantidade de HP. Com um defensor no grupo, os monstros não caem em cima do líder e nem do agressor que não podem se dar ao luxo de ficarem apanhando, pois são frágeis. Sem um defensor o líder e o agressor serão os alvos dos monstros, e isso vai forçar o lider a gastar mais curas, ou seja, sem defensor o líder fica sobrecarregado. Sem defensor o grupo vai ter arrumar uma tática que impeça dos monstros moerem o líder, se o líder cair, o combate ficará muito complicado.

Controlador: Sua função é impedir os monstros de agirem. Com um controlador em jogo ele pode empurrar um monstro que ataca corpo a corpo pra longe e deixá-lo lento. Com isso o monstro não poderá atacar ninguém, pois não tem alcance pra isso. Ele pode dá penalidades no ataque dos bichos fazendo com que eles errem os PJs. Se os monstros erram mais, eles causam menos dano, e assim alivia a barra do líder que vai precisar curar menos. Das 4 funções se for pra faltar alguém que seja o controlador, ela pesa menos pro grupo que os outros, mas é uma função importante sim e ajuda muito.

Resumindo, uma função ajuda a outra. Defensor segura o monstro, o agressor vai lá e espanca ele, o controlador impede do monstro revidar, e o líder ajuda todos a executarem melhor suas funções e mantém todos de pé.

^^ Pra mim a melhor coisa da quarta edição foi ter separado as classes por essas funções. Assim cada um sabe o que tem que fazer no combate.

Ver perfil do usuário
Mikaes
MOD/Suporte
MOD/Suporte

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 12:56 pm

Realmente, foi o que o Secktor disse sobre a interpretação...é que antes não tinha tabuleiro nem miniaturas para se olhar por isso tinha uma interpretação melhor e combates um pouco mais rápidos...Mais como eu sempre joguei miniaturas como hero clikz Mage knight e etc ja estou acostumado com as estratégias, e quem joga tmb não ve problema nenhum...

Da Hadouken Ryu !! What a Face
Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 12:58 pm

Ah e sobre o combate na quarta edição ser melhor, igual ou pior que na terceira?

Eu digo que ficou MUITO melhor.

A parte mais gostosa de jogar D&D é combate, e nisso a quarta edição é um prato cheio.

Eu mestro desde quando saiu a quarta edição e já joguei com líder, defensor e agressor, ainda não tive a chance de jogar com um contolador. Mas posso afirmar que tanto quanto DM como jogador, o combate na quarta edição é bom demais. Divertido, cheio de possibilidades e viciante...

Quem aqui não fica no momento do roleplay rezando que tenha logo um combate que atire a primeira pedra... hahaha! rabbit
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 4:20 pm

SeCKToR escreveu:

Quem aqui não fica no momento do roleplay rezando que tenha logo um combate que atire a primeira pedra... hahaha! rabbit

Vou la procurar a pedra!

[/Player Ator aqui bounce

SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 8:05 pm

kira_shaolin escreveu:
SeCKToR escreveu:

Vou la procurar a pedra!

[/Player Ator aqui bounce

hahaha certo...
Ver perfil do usuário
Daniel Martins
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Jan 02, 2011 8:23 pm

SeCKToR escreveu:
Ah e sobre o combate na quarta edição ser melhor, igual ou pior que na terceira?

Eu digo que ficou MUITO melhor.

A parte mais gostosa de jogar D&D é combate, e nisso a quarta edição é um prato cheio.

Eu mestro desde quando saiu a quarta edição e já joguei com líder, defensor e agressor, ainda não tive a chance de jogar com um contolador. Mas posso afirmar que tanto quanto DM como jogador, o combate na quarta edição é bom demais. Divertido, cheio de possibilidades e viciante...

Realmente o combate eh sempre mto esperado, ate msm pelo q preferem o role play, como eu!
essa puxada mais pro estrategico esta bem instigante agora, parece estar realmente viciante.
agora eu aproveito pra emendar um outro assunto:
outra coisa que percebi nas rapidas lidas q venho dando nos livros da 4e eh q com o passar dos niveis os poderes nao ficam absurdoes, alguns ate continuam no mesmo "patamar" dos poderes de niveis menores, eles apenas acrescentam mais utilidades a sua gama de poderes. Eh mais ou menos assim mesmo?
Ver perfil do usuário
SeCKToR
MOD/Downloads
MOD/Downloads

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Seg Jan 03, 2011 6:24 am

Bem vou passar a experiência que tive como minhas mesas nesses quase 3 anos de D&D4th.

Uma mesa tá no final do estágio exemplar e a outra já se encontra no épico.

Os poderes no heroico por exemplo giram em torno de um patamar mais limitado de poder. Não é possível fazer grandes coisas.

Já no paragon a gama de possíbilidades aumenta muito, pois entram os talentos exemplares que antes não se podia pegar e você escolhe uma trilha exemplar que adiciona muitos recursos ao seu personagem.

Quando se chega ao épico, ai que a bagaça vira de vez. Nesse estágio fica muito forte. Os Pjs são capazes de coisas absurdas. O ladino de minha mesa épica mesmo faz piruetas loucas e ataques devastadores. O clérigo cura quase que ilimitadamente e deixa todos full HP num piscar de olhos. E o mago trava tudo deixando todos atordoados, e com milhares de penalidades. :S Eu sofro como DM!

Então a evolução mais notável não acontece nível por nível, mas sim estágio por estágio.
Ver perfil do usuário
Daniel Martins
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Seg Jan 03, 2011 6:51 am

Hum.....saquei. ah o epico sempre foi boladao ne?! Rogue q tira a cueca dos outros sem tirar a calca, guerreiro q enfrenta exercitos sozinho....e coisas do tipo.
Ver perfil do usuário
Ryosuke
Senhor da Guerra
Senhor da Guerra

Local : Os que precisam saber, já sabem U_U

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Seg Jan 03, 2011 9:53 am

Daniel Martins escreveu:
Hum.....saquei. ah o epico sempre foi boladao ne?! Rogue q tira a cueca dos outros sem tirar a calca, guerreiro q enfrenta exercitos sozinho....e coisas do tipo.

Hey, Shaolin! Eu vou ter aquela skill??? Porque se eu for, eu quero outra no lugar, não quero tirar cuecas de pessoas >.<"
Ver perfil do usuário
kira_shaolin
MOD/Taverna
MOD/Taverna

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Seg Jan 03, 2011 10:51 am

Ryosuke escreveu:
Daniel Martins escreveu:

Hey, Shaolin! Eu vou ter aquela skill??? Porque se eu for, eu quero outra no lugar, não quero tirar cuecas de pessoas >.<"

Relaxe, lequeno ladino. Trocaremos essa.

Garbin
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Dom Ago 05, 2012 11:33 pm

Bom na minha experiencia de jogo na 4th edição...
Acho que nessa edição os Fluffs são difíceis de serem feitos por Pdj´s
Pelo fato de existir uma gama de poderes que deixam o Pdj centrando apenas em seus efeitos na mesa...
Mas isso não impede do DM fazer seus Fluffs pois os Poderes dessa edição ja vem com seus Fluffs escritos sendo assim o DM pode dize-los e incrementa-los a ação dando assim mais ideia para o mestre descrever uma ação...
A mudança entre a 4th edição para a 3th nesse sentido eu achei boa...
Agora na questão do Forum que é sobre o combate em geral eu achei que a 4th edição superou muuito a anterior porque da mais opções para todas as classes deixando um equilibrio entre elas nas ações de combate, Nessa Edição os combates demoram mais mas acho que faz os Pdj´s Pensarem mais nas ações sendo mais organizado a batalha...

Outra coisa que gostaria de perguntar é sobre meu grupo...
Temos no grupo :Eu de Paladino,Patrulheiro,Ladino,Barbaro
Eu sei que há agressores demais mas os combates ficaram mais rapidos dessa forma desde quando meu amigo que era Clerigo morreu e criou um Patrulheiro...
Ver perfil do usuário
lhpc
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Qua Abr 10, 2013 12:20 am

Faz q nem eu... Os meus jogadores nem se preocupam em PEGAR XP. Evoluo por quantidade de seção. Tipo 1 ao 3 nível. um por sessão. do quarto ao 6 1 nível a cada 2 sessões do 7 ao 10 um a cada 3 e assim vai. As seções são de 9hs as 19hrs. dá pra rolar uns 3 encontros. então quando tem roleplay eles se amarram tb.. não ficam na tara de combate pra ganhar xp... as vezes sem combate só complexos de armadilhas fica maneiro.. no final tem PO...
Com relação a interpretação. Eu sempre falo onde o monstro focou o golpe, se jogou sangue na parede.. narro como se um cara tivesse lendo um livro.. tento ser prático e rápido para não ficar uma merda!
Ver perfil do usuário
DanielRamalho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   Qui Jun 26, 2014 8:56 pm

Cara o combate na 4.0 e bem mais simples que no 3.5, Além do pj serem bem mais fortes o combate fica quase instantâneo contra monstros solos, por que se o grupo tem 2 agressores(um ladino e ranger de duas armas) 1 defensor(um guerreiro) 1 Controlador (druida) 1 Lider (Runeprist), matamos um dragão em 2 turnos no lvl 1 contra um dragão branco jovem lvl 3, tirando as cagadas nos dados a estratégia foi deixar o dragão no chão, dois motivos, para se levantar todos rolaram um ataque de oportunidade, quando o guerreiro acerta o movimento do inimigo e parado (ta no livro do jogador) ou seja o dragão cai, todos espancam o dragão e ele morre sem acertar nada além do seu sopro que deu antes de cair, nenhum player dano foi recebido além desse. agora me diga lvl 1 matar dragões não lembro de ser possível no 3.5. Sobre o combate ser mais interpretativo, os poder dizem o que vc faz , mas como mestre gosto de dizer o que o jogador fez com o monstro para dar aquela  ideia do combate real na sua cabeça, lógico que como eu estudo as fichas ja tenho quase tudo pré fabricado do que vai acontecer, porém e sempre legal quando o jogador diz o que aconteceu quando ele usou o poder, torna o jogo mais dinamico e interpretativo, além disso no meu grupo tem três Atores então fica foda uheuehueheu fazer combate sem narrar direito
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [DEBATE] O combate na 4ed!   

[DEBATE] O combate na 4ed!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sistema de Combate
» [Treino] 1 "Um combate para começar!"
» Quimerismo
» Des (esperança)??...Es (perança)??...(SPES)...
» Yerik Nikolaeivich - Baali - Independente

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
D&D 4th Edition Brasil :: RPG :: Dungeons & Dragons-
Ir para: