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 Dungeons & Dragons 3.5

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Mestre Walla
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MensagemAssunto: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 12:24 am

Para mim, até hoje a melhor edição do D&D. Alguém concorda? Alguém discorda (pra variar...)? Dêem sua opinião.


Última edição por Mestre Walla em Qui Jan 13, 2011 5:08 pm, editado 1 vez(es)
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LanDM
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 2:43 am

Eu gostei muito de tudo que foi criado na era 3.X, mas a mudança foi boa, eu também tô começando a achar interessante esse jeito que eles "conduziram" uma nova forma de interpretação, dando muito mais valor ao grupo, e deixando bem claro o lugar de cada personagem...

Não tô aguentando de tanto desejo de começar uma aventura, faz tempo que não jogo, e voltar assim, na "transição" de um sistema para outro, dá um friozinho extra!!

Smile

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Mestre Walla
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 8:37 am

LanDM escreveu:
Eu gostei muito de tudo que foi criado na era 3.X, mas a mudança foi boa, eu também tô começando a achar interessante esse jeito que eles "conduziram" uma nova forma de interpretação, dando muito mais valor ao grupo, e deixando bem claro o lugar de cada personagem...

Não tô aguentando de tanto desejo de começar uma aventura, faz tempo que não jogo, e voltar assim, na "transição" de um sistema para outro, dá um friozinho extra!!

Smile


Hum...isso me deu uma ideia. Idea
À medida em que forem aparecendo opiniões nesse tópico, vou comparando a Edição 3.5 e a 4e, colocando meus prós e contras. Começando então, pelos papéis de combate:

Prós: os papéis de combate vieram para unificar o grupo, que precisa criar estratégias se quiser vencer. O papel do curandeiro, que antes ficava reservado quase que exclusivamente ao clérigo, foi substituído pelo líder, que agora faz mais do que apenas curar.

Contras: não é um contra exatamente, mas algumas classes perderam sua utilidade fora do combate. O ladino não é mais "o cara das armadilhas", o ranger não é mais "o rastreador", o bardo e o clérigo não são mais "os diplomatas" e o mago não é mais "o sábio". Agora, qualquer classe pode fazer essas coisas (precisando, no máximo adquirir um talento).Essa descaracterização de função pode não agradar alguns.

Conclusão: a mudança foi bem vinda. É sempre bom quando o próprio sistema contribui mecanicamente para a união do grupo. Fora do combate, nada que um pouco de roleplay não resolva.
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kira_shaolin
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 9:03 am

D&D 3.5? Era bom. Claro quena ntigamente os monstros, se não bem utilizados, eram um saco de dados que resultava num bando de HP doloroso. Eu sinceramente prefiro 4e, está bem mais fácil.
As perícias foram simplificadas, os monstros doram simplificados, é mais difícil morrer agora...
No entando, D&D 3.5 tem muito mais fluff, muito mais suplementos, muito mais estilo... acho que é uma briga sem vencedor.

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 9:19 am

kira_shaolin escreveu:
D&D 3.5? Era bom.

É bom.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 9:22 am

Mestre Walla escreveu:
kira_shaolin escreveu:
D&D 3.5? Era bom.

É bom.
My bad. Me referi à Era da 3.5

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 9:25 am

kira_shaolin escreveu:
Mestre Walla escreveu:
kira_shaolin escreveu:
D&D 3.5? Era bom.

É bom.
My bad. Me referi à Era da 3.5

Essa Era era. Puxa, que Era...
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 6:34 pm

É, como Kira falou é uma guerra sem vencedores, mas que com certeza quem ganhou fomos nós, que podemos escolher se ficamos com a era, que era era mas não é mais era da era 3.5 ou com a nova era que não era pra ser era mais que agora é era, sendo a mais nova era 4.0, ehehhhe!!

Bem, é isso que eu queria dizer, ehehhe!! scratch
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 6:42 pm

De fato, esta nova Era é essencial para a nossa diversão... Laughing (pra quem não entendeu, é um trocadilho com a linha Essentials...)


Última edição por Mestre Walla em Seg Dez 27, 2010 3:40 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Dez 26, 2010 7:28 pm

Agora o que me dá no saco é um bando de gente trollando net afora com a falsa idéia de que estão certos, que um é melhor do que o outro absolutamente. É triste...

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Seg Dez 27, 2010 6:44 am

Nunca curti o 3.5 não...Tanto que quando rolava o 3.0 e 3.5 nosso grupo ainda ficava no AD&D que era bem mais divertido...
Mais não estou dizendo que não é bom, só que não curti...

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sex Dez 31, 2010 2:44 pm

cara, assim, eu joguei muito o 3 e o 3.5, porem eu e meu grupo faziamos tantas modificações nas regras que já chamavamos o sistema de D&J (Daniel e Jairo) os dois mestres. Eu acho o 3.5 e o pathfinder excelentes.
assim que saiu a 4ª edição confesso meu grupo e eu nos deixamos levar pelo famos comentário de que "agora todo mundo tem cura" e imediatamente viramos a cara pro sistema. Há pouco tempo atrás eu comecei a ouvir o Rolando20 e passei e achar o sistema interessante e peguei os livros pra ler. achei todos bem legais de ler e o sistema bem diferente e com atrativos. uma das coisas que achei mais legais foi o novo sistema de combate com a nova divisão das classes em categorias. Confesso que estou ansioso pra jogar e ver como isso fica na mesa. Porém tem coisas que achei muito esquisitas na 4ª, e que na minha preferencia precisaria de algumas house rules para ficar redondinho. Mas enfim, nenhum jogo é à prova de regras!
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sex Dez 31, 2010 4:35 pm

Daniel Martins escreveu:
. Porém tem coisas que achei muito esquisitas na 4ª, e que na minha preferencia precisaria de algumas house rules para ficar redondinho. Mas enfim, nenhum jogo é à prova de regras!

Fale ae o que tu achou esquisito !!

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sex Dez 31, 2010 4:40 pm

ñ li os livros todos ainda, mas pela passada de olhos que dei posso citar as perícias, por exemplo. Pelo que eu entendi elas evoluem linearmente certo? vc simplesmente vai adicionando o modificador do nivel e pronto. isso poderia ser adaptado para uns pontinhos por nivel pra gastar, acho que diversificaria melhor. bem como as resistencias. isso eu acho que ficou simplificado demais, nada que ñ dê para aceitar numa boa, mas causa uma certa estranheza....
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Jan 01, 2011 10:53 am

Daniel Martins escreveu:
ñ li os livros todos ainda, mas pela passada de olhos que dei posso citar as perícias, por exemplo. Pelo que eu entendi elas evoluem linearmente certo? vc simplesmente vai adicionando o modificador do nivel e pronto. isso poderia ser adaptado para uns pontinhos por nivel pra gastar, acho que diversificaria melhor. bem como as resistencias. isso eu acho que ficou simplificado demais, nada que ñ dê para aceitar numa boa, mas causa uma certa estranheza....

Então, é que o "esquema" das pericias é o treinamento inicial, vc escolhe as que conhece, como pericias treinadas, e o resto vai do nivel e modificadores de atributos, o que se intende ser a "experiencia" de vida do personagem....
Mais como é metade do atributo, a evolução não afeta muito...Bom sei la eu achei melhor assim pois tira um pouco a insensatez de um personagem épico não saber fazer tal pericia....Não diz que ele é um profissional no assunto, pois ai ele teria que ser treinado, mais em suas aventuras se deduz que ele já viu e ouviu muita coisa para pelo menos ter uma noção .

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Jan 01, 2011 6:02 pm

pois é, é como eu disse tem margem tanto pra quem defende, quanto pra quem reclama. É mais uma questão das pessoas se adaptarem ao novo método, e nem todos tem essa prédisposição. Acho que o que mais deixa as pessoas com receio de aceitar o sistema é que olhando à primeira vista, parece que os personagens ficaram mais "overpower" que os das edições anteriores, ñ que isso seja uma coisa ruim tb né?!
Assim só pra citar um outro ponto que com certeza eu faria uma regra própria, seriam os pvs por nível, acho que pv fixo por nivel tira um aquela tensão de rolar o pv, eu me amarro!
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Jan 01, 2011 6:07 pm

Daniel Martins escreveu:
Assim só pra citar um outro ponto que com certeza eu faria uma regra própria, seriam os pvs por nível, acho que pv fixo por nivel tira um aquela tensão de rolar o pv, eu me amarro!

Uma das minhas House Rules É que se deve rolar os atributos. Rolar os PVs não, mas os
atributos, na minha mesa, TEM que ter. Poxa, é clássico!

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Jan 01, 2011 6:39 pm

Exato, eu tb sempre preferi a rolagem de atributos em vez de distribuicao de pontos. Bom como a rolagem de pv. Pelo q tenho visto, com algumas pequenas alteracoes a 4 ed fica bem maneiro.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Jan 01, 2011 7:24 pm

Daniel Martins escreveu:
Exato, eu tb sempre preferi a rolagem de atributos em vez de distribuicao de pontos. Bom como a rolagem de pv. Pelo q tenho visto, com algumas pequenas alteracoes a 4 ed fica bem maneiro.

Essas simplificaçoes vieram para melhorar a vida do mestre... e olha que fazer ficha de NPC em 15 minutos eh a prova de que eles conseguiram!

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Jan 01, 2011 7:29 pm

Acho que o método de distribuição de pontos para determinar os atributos é bem melhor do que o de rolagem de dados, visto que todos os personagens ficam equilibrados. Eu mesmo, aboli o método de rolagem nas minhas mesas de D&D 3.5.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Jan 01, 2011 7:44 pm

Ahhh....walla a rolagem eh tao ludica!!! Eu sempre deixei em aberto. Que, quer rolarnrola, quem quer distribuir distribua.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 10:16 am

Mestre Walla escreveu:
Acho que o método de distribuição de pontos para determinar os atributos é bem melhor do que o de rolagem de dados, visto que todos os personagens ficam equilibrados. Eu mesmo, aboli o método de rolagem nas minhas mesas de D&D 3.5.

Eu tmb não curto não... isso pode tirar todo o divertimento de um personagem criado na cabeça do jogadore e na hora de passar para o papel ele fica um lixo... Isso funcionava no Ad&D que era bem mais interpretação e os combates dava para equilibrar, agora no sistema de combate 4.0 acho que só atrapalha...sei la é minha opnião... E imagina só um amgo que tira tudo 18 ( eu já vi um jogador tirar 4 18 !!!!) o cara é um genio BOLADO euheuehue 18 STR u.u

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 2:51 pm

Na mesa em que estou jogando, onde o mestre é o Shaolin, ele usou o método da rolagem de dados.

Eu adorei o jeito que ele usou, mesmo que ele tenha feito de um jeito onde atributos menores que 10 eram descartados e os dados eram rolados de novo.

Era emocionante *--*
Mas era o jeito errado DD:
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 4:24 pm

Método Shaolin de Rolagem de Aributos (Shaolin House Rules)

-Rolar 4 dados 6 vezes. Uma para cada atributo.
-Para conseguir o valor, remover o dado de menor valor, e manter os demais.
-Se o valor for igual ou menor á 10, descarte o valor total e role novamente.
-Após a rolagem dos dados, role duas jogadas bônus. Se o valor de qualquer uma delas superar um valor mantido das jogadas normais, substitua-o.
-A regra dos 10< pontos não é válida nas rolagens bônus!



... foi o método que eu achei que seria mais legal para os iniciantes Smile

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 5:10 pm

kira_shaolin escreveu:
Método Shaolin de Rolagem de Aributos (Shaolin House Rules)

-Rolar 4 dados 6 vezes. Uma para cada atributo.
-Para conseguir o valor, remover o dado de menor valor, e manter os demais.
-Se o valor for igual ou menor á 10, descarte o valor total e role novamente.
-Após a rolagem dos dados, role duas jogadas bônus. Se o valor de qualquer uma delas superar um valor mantido das jogadas normais, substitua-o.
-A regra dos 10< pontos não é válida nas rolagens bônus!



... foi o método que eu achei que seria mais legal para os iniciantes Smile

Por quê não coloca 18 em tudo logo de uma vez... No
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 5:18 pm

Mestre Walla escreveu:
Por quê não coloca 18 em tudo logo de uma vez... No

Porque pode sair um monte de 10 ._.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 5:20 pm

Ryosuke escreveu:
Mestre Walla escreveu:
Por quê não coloca 18 em tudo logo de uma vez... No

Porque pode sair um monte de 10 ._.

Senhor, dai-me paciência...
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 5:20 pm

Mestre Walla escreveu:

Por quê não coloca 18 em tudo logo de uma vez... No

Como assim? Fica ultra equilibrado!

O ladino parece que tem 12,13,11,18,16,14 ... acho que eh isso. As ficas estao arquivadas...preguiça de ir ver.

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 5:23 pm

Mestre Walla escreveu:
Senhor, dai-me paciência...

....................................................

Foi alguma coisa que eu disse?? D:



EDIT: 100 posts, yay .-.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 5:42 pm

Ryosuke escreveu:
Mestre Walla escreveu:
Senhor, dai-me paciência...

....................................................

Foi alguma coisa que eu disse?? D:



EDIT: 100 posts, yay .-.

Não, não. Não é com você, menino. Acho que estou ficando velho e intolerante. E isso não é bom...
É que os personagens perfeitos da 4e não me agradam muito.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 5:52 pm

Mestre Walla escreveu:
Ryosuke escreveu:
Mestre Walla escreveu:
Senhor, dai-me paciência...

....................................................

Foi alguma coisa que eu disse?? D:



EDIT: 100 posts, yay .-.

Não, não. Não é com você, menino. Acho que estou ficando velho e intolerante. E isso não é bom...
É que os personagens perfeitos da 4e não me agradam muito.

Os nossos sao imperfeitos e old-school :/

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 8:16 pm

Pois eh, ainda nao sei o qto os atributos estao influenciando no jogo agora, mas nos anteriores era ate legal qdo saia algo meio baixo, as vezes dava boas deixas prq role play. E nao acho q isso impeca alguem de jogar com o oersonagem que havia imaginado, so precisaria de algumas adaptacoes, ou nao. Ai depende da sorte! =)
e o mestre sempre pode dar uma moral se a rolagem do cara ficar um lixo. Eu, por exemplo, estipulava um minimo de 80 pts. Se a rolagem do cara ficawse abaixo disso, ele podia colocar os pts ate completar 80.
quem preferia distribuir direto fazia com 85 pts.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 8:20 pm

Teve uma mesa de AD&D que o guerreiro tinha 6 de carisma e era conhecido com "O BOLHA"

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 8:22 pm

Daniel Martins escreveu:
Pois eh, ainda nao sei o qto os atributos estao influenciando no jogo agora, mas nos anteriores era ate legal qdo saia algo meio baixo, as vezes dava boas deixas prq role play. E nao acho q isso impeca alguem de jogar com o oersonagem que havia imaginado, so precisaria de algumas adaptacoes, ou nao. Ai depende da sorte! =)
e o mestre sempre pode dar uma moral se a rolagem do cara ficar um lixo. Eu, por exemplo, estipulava um minimo de 80 pts. Se a rolagem do cara ficawse abaixo disso, ele podia colocar os pts ate completar 80.
quem preferia distribuir direto fazia com 85 pts.

Para aprender o quanto ajuda, faça como eu: crie 4 personagens com o livro do jogador 1, baixe o manual dos mosntros e tente uma luta sozinho. Assim eu tento as fraquezas e forças dos meus players, pra usar as fraquezas deles ao maximo Very Happy

...

shit, Ryosuke leu isso.

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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 8:33 pm

Mikaes escreveu:
Teve uma mesa de AD&D que o guerreiro tinha 6 de carisma e era conhecido com "O BOLHA"

po, carisma 6 é foda tb né?! mas até mesmo esses extremos geram coisas legais pro jogo.

kira_shaolin escreveu:
Para aprender o quanto ajuda, faça como eu: crie 4 personagens com o livro do jogador 1, baixe o manual dos mosntros e tente uma luta sozinho. Assim eu tento as fraquezas e forças dos meus players, pra usar as fraquezas deles ao maximo Very Happy

é, essa é uma boa. eu ja estava pensando em montar umas fichar e tal, pra ver como ficam os personagens.

quanto ao tabuleiro e mioniaturas, eu sempre usei nos jogos, até pq o 3,5 já era feito tb pra usar o tabuleiro, vide as ilustrações da parte do combate e tal, e nunca deram problema para a interpretação ñ, sempre conseguimos abstrair legal isso na mesa.
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Ryosuke
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Dom Jan 02, 2011 8:38 pm

kira_shaolin escreveu:
Para aprender o quanto ajuda, faça como eu: crie 4 personagens com o livro do jogador 1, baixe o manual dos mosntros e tente uma luta sozinho. Assim eu tento as fraquezas e forças dos meus players, pra usar as fraquezas deles ao maximo Very Happy

...

shit, Ryosuke leu isso.

Oh No!!!

Vo avisar pra todo mundo na terça-feira >.<

E nem adianta editar que eu printei e quotei >.<
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andre5026
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Qua Abr 06, 2011 12:49 pm

Na minha opiniao o 4.0 é melhor !
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francisco de assis
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Seg Jun 27, 2011 11:51 pm

Na minha opinião não existe o a melhor edição e sim a melhor diversão pois sem ela o RPG seria apenas um simples jogo de estratégia do tipo war. Já joguei de tudo, mas o bom e velho D&D estara sempre no meu coração seja lá qual fora sua edição.
Nesses meus 31 anos que jogo RPG eu acompanhei todas as encarnações do D&D, todas pra mim continuaram sendo as melhores edições que joguei, o mas divertido de tudo isso é poder fazer parte de um jogo seja como um jogador ou como um DM; anteriormente eu mencionei um jogo de estratégia simples não me interpretem mau eu também gosto de jogos de estratégias.
Espero não ter chateado ninguém com esse meu comentário.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Ter Jun 28, 2011 1:31 am

francisco de assis escreveu:
Na minha opinião não existe o a melhor edição e sim a melhor diversão pois sem ela o RPG seria apenas um simples jogo de estratégia do tipo war. Já joguei de tudo, mas o bom e velho D&D estara sempre no meu coração seja lá qual fora sua edição.
Nesses meus 31 anos que jogo RPG eu acompanhei todas as encarnações do D&D, todas pra mim continuaram sendo as melhores edições que joguei, o mas divertido de tudo isso é poder fazer parte de um jogo seja como um jogador ou como um DM; anteriormente eu mencionei um jogo de estratégia simples não me interpretem mau eu também gosto de jogos de estratégias.
Espero não ter chateado ninguém com esse meu comentário.

Nem. No marasmo que anda esse fórum desde que o administrador o abandonou, todo comentário é bem vindo.
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MensagemAssunto: Re: Dungeons & Dragons 3.5   Sab Set 17, 2011 9:43 pm

boa noite senhores! comecei a vida de jogador com a heroica era do ad&d! que muito me divertiu! joguei a 3º e me amarrei na 3,5, e agora estou sendo forçado a jogar a tal de 4ºed! vamu ver oq dá! na verdade irei falar oq penso de todas que ja joguei até o momento! acho o sistema de rolagem o melhor sitema! pq o cara nunca sabe q vai sair! no ad&d os dois pontos negativos p mim! foram a questão de na força um 18 não ser absoluto, vc tinha que rolar a % para saber o real valor dele! e o sistema de taco que sempre me embaraçava! nunca entendi direito oq tinha haver o taco no jogo! oq ele representava! se era uma agilidade a mais do personagem ou oq! na 3º veio os erros que não entendi bem pq um livro dizia uma coisa e o outro uma totalmente diferente, mas que foram consertados na 3,5, a 3,5 foi na verdade p mim uma realização a mais do jogo pq ficou mais realista. agora pretendo me divertir com a 4º. so não gostei muito de tantos poderes achei que deveria ter mais critérios para ter poder! td e poder parece mais um desenho animado. espero que não me sinta assim depois de jogar!
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Dungeons & Dragons 3.5
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